Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

24/07/2020

COMO VOCÊ CUIDA DAS FINANÇAS DA SUA EMPRESA? APRENDA A FAZER UM FLUXO DE CAIXA

Não importa o tamanho da sua empresa ou o ramo de atuação. Ter um controle financeiro, isto é, um fluxo de caixa, é fundamental para manter as contas organizadas.


Assim, você saberá quais são as entradas e saídas diárias, e poderá ter mais clareza sobre os resultados do seu negócio, além de maior segurança para a tomada de decisões.


Selecionamos aqui 3 dicas para ajudar os microempreendedores a fazerem o fluxo de caixa da sua empresa:

 


1. Organize as informações em planilhas


Separe o dinheiro que entra e sai da empresa em categorias distintas, assim fica mais fácil visualizar os números – saber quanto você gasta e quanto você ganha.


Coloque esses números em uma planilha. Entre os gastos, estão valores investidos em produtos, serviços, marketing, impostos, funcionários, entre outros.


Por outro lado, anote todos os valores que entram no caixa com a venda de seus produtos ou serviços.


O ideal é que você faça esses lançamentos ao longo do dia e não deixe para anotar apenas no final do expediente. Esse é um compromisso do gestor e vai fazer toda a diferença ao final da semana ou do mês.


Aqui sugerimos o uso de planilhas, mas também existem softwares que você pode adquirir e fazer um controle mais técnico e automatizado.


2. Calcule o saldo diário
Ao final de cada dia, você pode subtrair os valores gastos do valor que entrou no seu caixa para obter o saldo diário.


Com esse cálculo, é possível perceber em quais dias do mês você tem mais custos e em quais você costuma lucrar mais.


É uma forma de controle simples e muito útil para o gerenciamento do seu negócio.

 

 


3. Analise as contas


Tendo o fluxo de caixa em dia, você consegue analisar a situação financeira da sua empresa e avaliar quais são os pontos de melhoria.


Uma boa dica é gerar gráficos, seja no Excel ou no software, para visualizar melhor os resultados e ter mais clareza na tomada de decisões.


Simples, não é?


Manter o fluxo de caixa em dia é o primeiro passo pra você gerenciar as contas da sua empresa. Quanto mais informações você tiver, mais fácil será para controlar sua gestão financeira e saber como anda o seu negócio.


Se você quer entender melhor como funciona o fluxo de caixa e por que ele é tão importante, acesse esse e-book gratuito preparado pela equipe da Credisol.


Agora, basta ter disciplina e muita organização para colocar tudo em prática.

 

Imagem do post COMO VOCÊ CUIDA DAS FINANÇAS DA SUA EMPRESA? APRENDA A FAZER UM FLUXO DE CAIXA Voltar