Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

05/03/2020

VOCÊ SABE O QUE É INTEGRAÇÃO COOPERATIVISTA?

No dia 5 de março é comemorado o Dia da Integração Cooperativista, com o objetivo de celebrar os valores do cooperativismo e o princípio da intercooperação. As organizações cooperativistas surgiram com o propósito de promover o desenvolvimento sustentável da comunidade.

 

A organização cooperativista tem como principal característica a democracia e participação, sempre levando em consideração as necessidades dos associados. O modelo se apresenta como solução eficiente para os problemas econômicos e sociais enfrentados por boa parte da população.

 

 

Os 13 tipos de cooperativas atuantes no Brasil

 

- Cooperativas agropecuárias

- Cooperativas de consumo

- Cooperativas de crédito

- Cooperativas educacionais

- Cooperativas habitacionais

- Cooperativas de infraestrutura

- Cooperativas de mineração

- Cooperativas de produção

- Cooperativas de saúde

- Cooperativas sociais

- Cooperativas de trabalho

- Cooperativas de transporte

- Cooperativas de turismo e lazer

 

 

Conheça os princípios

 

1. Adesão livre e voluntária: As cooperativas são organizações voluntárias e abertas a todos, sem discriminação de sexo ou gênero, social, racial, política e religiosa.

 

2. Gestão democrática pelos cooperados: As cooperativas são organizações democráticas, controladas pelos seus membros, que participam ativamente na formulação das suas políticas e na tomada de decisões.

 

3. Participação econômica dos cooperados: Os membros contribuem de forma igualitária para o capital das suas cooperativas e o controlam democraticamente. Parte desse capital é, normalmente, propriedade comum da cooperativa.

 

4. Autonomia e independência: As cooperativas são organizações autônomas, de ajuda mútua, controladas pelos seus membros.

 

5. Educação, formação e informação: As cooperativas promovem a educação e a formação dos seus membros, de forma que estes possam contribuir para o desenvolvimento das suas cooperativas.

 

6. Intercooperação: As cooperativas servem de forma mais eficaz aos seus membros e dão mais força ao movimento cooperativo, trabalhando em conjunto.

 

7. Interesse pela comunidade: As cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentado das suas comunidades através de políticas aprovadas pelos membros.

 

 

História

 

O cooperativismo surgiu no contexto da Revolução Industrial, no início do século 19, como alternativa à exploração da classe trabalhadora. Naquela época, a busca pelo lucro superava os direitos dos trabalhadores. As condições de trabalho eram subumanas, com jornadas de até 17 horas e baixa remuneração.

 

A cultura da cooperação começou no Brasil no período de colonização. O movimento se iniciou por colonos europeus no norte do Paraná, em 1847, com a fundação da primeira cooperativa agropecuária.

 

Futuro do Cooperativismo

 

Hoje estamos em uma nova era do cooperativismo, fazendo valer os benefícios da internet e da tecnologia, conseguindo conectar mais pessoas, encurtar distâncias e facilitar o disparo de informações.

 

E é com base nisso que podemos vislumbrar um grande futuro para esse modelo de organização trabalhista, cada vez mais focado nas pessoas e no seu desenvolvimento econômico e social.

 

 

Imagem do post VOCÊ SABE O QUE É INTEGRAÇÃO COOPERATIVISTA? Voltar