Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

27/04/2020

VOCÊ SABE COMO USAR O #TBT NAS REDES SOCIAIS?

Quem nunca fez uma publicação usando a hashtag #tbt, não é mesmo? Toda quinta-feira, é possível ver inúmeras publicações levando a marcação só na nossa linha do tempo. Então não é surpresa para ninguém que essa é uma das 10 hashtags mais utilizadas nas redes sociais.

Se fizermos uma busca agora por #tbt, é possível encontrar mais de 500 milhões de publicações só no Instagram, onde a sigla é muito popular também entre celebridades.

 

O que significa #tbt

 

Apesar da popularidade crescente, algumas pessoas podem não saber o que ela significa quando se deparam com a sigla nas redes sociais. Tbt significa “throwback thursday”, que pode ser livremente traduzido para “quinta-feira para relembrar”.

É uma hashtag para marcar publicações com fotografias do passado do usuário. Ou ao menos era essa a ideia inicial. Hoje em dia, #tbt é usado para republicações até de fotos de um mês atrás, dependendo da concepção do usuário do que a marcação significa.

 

 

Como o #tbt começou?

 

Em 2006, Matt Halfhil, fundador e editor do site nicekicks.com, inventou o termo “throwback thursday” e o utilizou nas publicações do seu blog. Mas não foi até 2008 que o termo, agora antecedido da hashtag, surgiu nas redes sociais, começando pelo Twitter. Em 2011, o #tbt chegou ao Instagram. A partir daí o termo, sobretudo na sua versão em sigla, se tornou esse fenômeno das redes sociais que conhecemos hoje.

 

O que são hashtags

 

A hashtag é representada pelo símbolo #, também conhecido como jogo da velha, cuja utilização aumentou consideravelmente com o advento do Instagram.  A hashtag serve para marcarmos a categoria da publicação.

Por exemplo, se você publica a foto de um bolo de cenoura e usa a hashtag #bolodecenoura, o “jogo da velha” torna a frase clicável. Clicando nela, a pessoa encontra outras publicações com esse tema, ou seja, provavelmente outras fotos de bolo de cenoura publicadas por outros usuários.

Por isso, é importante que você use hashtags se quiser que as suas postagens sejam encontradas por pessoas que não seguem você, mas que se interessam pelos temas que as suas publicações abrangem.

 

Quando usar #tbt nas redes sociais da sua empresa

 

Já pensou em utilizar o recurso #tbt nas redes sociais do seu negócio?

Pode ser uma excelente maneira de trazer de volta à tona aquela ação importante e bem-sucedida que a sua empresa fez alguns anos atrás ou mesmo mostrar uma foto dos primórdios do seu negócio, que pode ser muito interessante para o seu público ver o quão longe a sua empresa chegou.

Participar dessas “tradições” das redes sociais pode tornar sua empresa mais humana e mais próxima do público. Muitos negócios já utilizam o #sextou, por exemplo, para fazer publicações mais “descoladas”. E o #tbt pode servir para o mesmo propósito. Seja criativo e crie publicações mais descontraídas que sejam relacionadas à sua empresa ou seu ramo de atuação.

 

 

Como criar um bom post de #tbt

 

- Escolha fotos de pelo menos 3 anos atrás.

- Garanta que o seu público possa se identificar ou se interessar por aquele pedaço do passado da sua empresa ou da sua trajetória como microempreendedor.

- Capture a atenção dos usuários com uma legenda descontraída.

- Escolha temas que possam gerar algum tipo de debate; por exemplo, mostre como era exercida sua atividade uma década atrás.

- Tente criar um post que pessoas de dentro e fora da sua empresa ou do seu círculo social possam querem compartilhar.

 

As redes sociais são as plataformas ideais para você aproximar sua microempresa do seu público, e lá você não precisa levar seu negócio tão a sério. Aproveite temas, ferramentas, plataformas e o que mais estiver em destaque no mundo virtual e use em favor do seu negócio. Seja atualizado, bem-humorado, criativo, e diferencie o seu negócio da concorrência.

 

 

Imagem do post VOCÊ SABE COMO USAR O #TBT NAS REDES SOCIAIS? Voltar