Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

02/03/2022

UM GUIA TURÍSTICO PODE ABRIR MEI?

Se você organiza pacotes turísticos, roteiros e excursões vendidos por agências de viagens ou diretamente ao cliente pode considerar-se um guia turístico, mas será que essa profissão pode abrir MEI?

Ser o dono do próprio negócio é o sonho de muitos, afinal, há muitas vantagens em comparação com outras modalidades de trabalho. Nesse caso, o guia de turismo, responsável por passar informações corretas aos turistas em lugares específicos, pode ter a oportunidade de ser um empreendedor.

Aproveitando que hoje é o Dia do Turismo, trouxemos este post para tirar todas suas dúvidas com relação ao assunto. Confira a seguir!

Afinal, um guia turístico pode abrir MEI?

Toda profissão que se enquadra na Classificação Nacional de Atividades Econômicas pode se tornar microempreendedor individual. Nesse caso, o guia turístico independente pode ser MEI e possui um CNAE específico autorizando sua realização.

Se pretende se cadastrar, o  CNAE de guia de turismo independente é 7912-1/00 – Operadores turísticos. Assim, quando for preencher as informações no cadastro, sinalize este código para atuar na área de forma regularizada.

Como funciona o MEI para guia de turismo independente?

Para usufruir do que o governo oferece aos profissionais que participam dessa categoria, é necessário se encaixar em alguns pré-requisitos obrigatórios, como:

- não ser titular ou sócio de outra empresa;

- ter faturamento anual de, no máximo, 130 mil — após mudança para 2022;

- contratar apenas um funcionário em regime CLT.

Dentre as obrigações estão o pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), com um boleto mensal para o valor do INSS, e a declaração anual do faturamento (DASN-SIMEI) todo início de ano, contemplando informações sobre faturamento entre janeiro e dezembro do ano-base.

Vale ressaltar que a profissão também paga imposto, mas com valor mais acessíveis do que as demais. Por isso, se o total dos seus ganhos ultrapassar R$ 28.559,70 anualmente, será necessário fazer a declaração do imposto de renda (IR).

Como abrir um MEI para guia de turismo independente?

Para abrir um cadastro no MEI é muito simples, pois o passo a passo é totalmente online e pode ser feito diretamente em casa. Se você se sentir inseguro, pode contar com a orientação dos agentes de crédito Credisol.

FALAR COM AGENTE DE CRÉDITO

Basicamente, você precisa acessar o Portal do Empreendedor, clicar no botão "Quero ser MEI" na página inicial do site oficial e, em seguida, vá para a área "Formalize-se".

Após isso, faça o seu cadastro, preenchendo seus dados pessoais, como nome completo, telefone, endereço, CPF, RG e título de eleitor. A próxima etapa consiste em selecionar a atividade correta que deseja exercer.

Por fim, o sistema gerará o Certificado MEI. Esse documento deve ser levado até a prefeitura do seu município para entrar em contato e registrar seu CNPJ no local. Dessa forma, é possível até emitir notas fiscais, se for necessário.

O que é preciso para iniciar sua atividade como MEI?

Montar o próprio negócio pode parecer difícil inicialmente com pouco recurso financeiro, por isso, após se cadastrar no site, você pode procurar por uma instituição para encontrar a linha de crédito ideal para sua realidade empresarial.

Na Credisol, por exemplo, você conta com o Juro Zero, empréstimo destinado exclusivamente para microempreendedores individuais começarem e alavancarem seu trabalho no mercado sem juros e com condições especiais.

Além desse apoio, você deve estudar formas de desenvolver suas habilidades para administrar sua pequena empresa. Isso é fundamental para se manter no nicho e ainda conquistar resultados cada vez mais positivos.

Agora você sabe que um guia turístico pode abrir MEI e está pronto para se regularizar, obtendo diversos benefícios, como acesso à crédito facilitado.

Voltar