27/05/2024
Tudo que você precisa saber sobre MEI
O Microempreendedor Individual (MEI) foi criado para simplificar a vida dos pequenos empreendedores, mas para aproveitar essa oportunidade com tranquilidade, é importante estar bem-informado. Neste texto, você terá acesso a várias informações sobre o que é MEI, suas vantagens, obrigações e como se tornar um. Continue lendo para saber mais.
Primeiramente é importante lembrar que o MEI é uma categoria empresarial criada para formalizar empreendedores autônomos. Por isso, possui vantagens como baixa carga tributária e simplificação de processos burocráticos.
Os principais benefícios de ser MEI incluem a formalização do negócio; a possibilidade de emissão de notas fiscais; o acesso a benefícios previdenciários, como aposentadoria, licença maternidade e auxílio-doença; além de menos burocracia e custos reduzidos em comparação com outras formas de empresa.
No entanto, existem obrigações que devem ser seguidas por quem escolhe seguir essa modalidade. As principais são o pagamento mensal do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), a realização da Declaração Anual Simplificada (DASN-SIMEI) e a manutenção das notas fiscais de compra e venda, além do controle financeiro do negócio.
Outro aspecto importante para prestar atenção são as limitações que devem ser respeitadas. O primeiro é o limite do faturamento anual, que não pode ultrapassar R$ 81 mil. O segundo diz respeito ao número de funcionários, limitado a apenas um empregado registrado, recebendo o salário-mínimo ou o piso da categoria. Caso o faturamento ultrapasse o limite permitido ou se houver contratação de mais de um funcionário, o MEI será desenquadrado. Se for esse o caso, deve ser realizada a migração para outra forma de empresa, como a Microempresa (ME).
Agora que você já conhece os detalhes sobre o MEI, é a hora de aprender o passo a passo para se tornar um:
1º - Acesse o Portal do Empreendedor www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br e preencha o cadastro;
2º - Informe seus dados pessoais como CPF, RG e endereço e dados sobre o negócio durante o cadastro online;
3º - Escolha a atividade econômica principal e, se for o caso, as atividades secundárias;
4º - Finalize, definindo o regime de tributação.
Como você viu, ser um Microempreendedor Individual pode ser uma excelente opção para quem busca formalizar um negócio com menos complicações. Analise se faz sentido para você e seu negócio, e se precisar de auxílio financeiro para investir no seu negócio, entre em contato com a Credisol. Temos opções de microcrédito pensadas para a realidade do MEI.