Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

02/09/2020

TRABALHA COM DELIVERY DE ALIMENTOS? VEJA NOSSAS DICAS PARA A ÉPOCA DE PANDEMIA

Uma das atividades que mais se destaca entre os microempreendedores é a produção e venda de alimentos.


Em muitos casos, a produção é caseira e a venda ocorre na rua, em uma barraca ou por delivery – modalidade de entrega que cresceu bastante, nos últimos meses, em função das medidas de isolamento social.


Mesmo os profissionais que não trabalhavam com delivery viram nesse modelo uma opção viável para manterem seus negócios ativos durante a pandemia.


O que ficou ainda mais evidente é a necessidade de assegurar a qualidade e a higiene de todos os processos, desde a manipulação e conservação até a entrega dos alimentos aos consumidores.


Tudo isso já era exigido antes da pandemia, mas agora os cuidados precisam ser redobrados. Dessa forma, os clientes se sentirão seguros e confiantes para comprar do seu negócio.

 

 


Confira nossas dicas para garantir a segurança e aumentar suas vendas


1 – Redobre os cuidados na manipulação dos alimentos

Os cuidados com a higiene iniciam quando você compra, higieniza e armazena os ingredientes da sua receita. Depois disso, antes de “colocar a mão na massa”, é necessário lavar as mãos com água e sabão, desde os dedos até o cotovelo. Quando secar as mãos, complemente com o uso do álcool gel.


As mesas e outras superfícies de trabalho também precisam ser higienizadas com álcool 70%. E mais uma dica importante: o ideal é que você vá ao trabalho com uma roupa diferente da que usará no expediente. Ou seja, vista seu uniforme somente quando chegar ao local, assim evitará contaminações.


2 – Mantenha a segurança nas entregas


Seja você ou um ajudante que faz as entregas dos alimentos, é fundamental manter os mesmos cuidados com a higiene. Assim, você terá certeza de que o produto chegará seguro à mão do cliente.


Vamos a algumas dicas para os entregadores:


- Mantenha distanciamento dos clientes e use corretamente a máscara de proteção;


- A cada entrega, use álcool gel nas mãos e higienize sua carteira, celular, chaves e a superfície de seu carro ou moto, por exemplo;


- Ao sair para fazer várias entregas, cuide para não colocar no chão um pedido ao tirar da sacola o outro que você está entregando;


- Sempre que retornar ao estabelecimento, repita os procedimentos de higiene.


3 – Aceite cartões ou pagamento por aplicativo


Para evitar o contato com dinheiro em espécie, o ideal é que você tenha uma maquininha de cartão ou permita o pagamento por aplicativo. De qualquer forma, você precisa higienizar a maquininha a cada uso e evitar manusear o cartão do cliente.

 

 

 

4 – Reforce o cuidado com as embalagens


Você pode colocar uma etiqueta na embalagem do alimento, informando que ele deve ser consumido de forma imediata ou indicando qual é a validade daquele produto.


Certifique-se também que o produto esteja bem embalado, para que chegue de forma segura à casa do cliente e o entregador não tenha contato direto com o alimento. Outra dica é orientar seu cliente para o descarte correto da embalagem.


5 – Divulgue suas boas práticas nas redes sociais


Quem compra seu produto não sabe como ele foi manipulado, nem todos os cuidados que você tomou até a entrega do pedido. Por isso, para que os clientes se sintam mais seguros, é legal você mostrar a eles seus procedimentos.


Utilize as redes sociais para divulgar fotos, vídeos, e mostrar toda sua preocupação e cuidado ao produzir e entregar seu produto.


Vale ressaltar que todas essas dicas se aplicam também nos casos em que o consumidor retira o alimento em seu estabelecimento.


Invista sempre na melhoria do seu negócio


Quanto mais você se demonstrar interessado em oferecer o melhor produto ou serviço, mais confiança as pessoas terão para comprar de você e mais clientes você vai conquistar.


A Credisol acredita no microempreendedor e está sempre à disposição para ajudá-lo a melhorar as práticas do seu negócio e, é claro, disponibilizar as melhores linhas de crédito para você investir.

Imagem do post TRABALHA COM DELIVERY DE ALIMENTOS? VEJA NOSSAS DICAS PARA A ÉPOCA DE PANDEMIA Voltar