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29/02/2020

QUER FAZER SEU NEGÓCIO CRESCER? SAIBA COMO!

Para abrir uma empresa com boas perspectivas de sucesso, é preciso conhecer o próprio negócio, a concorrência, além de contar com capacitação, suporte profissional, capital e planejamento. Conheça algumas dicas que podem fazer toda a diferença para quem já tem o próprio negócio e quer ver ele crescer.

 

1 Pesquise a concorrência

 

Conhecer muito bem os seus concorrentes é a melhor maneira de se sobressair. Para ser diferente, você precisa saber o que os outros estão fazendo. Assim, você pode observar uma oportunidade que ainda não está sendo aproveitada pela concorrência local, e passar a oferecer esse diferencial.

Mas antes, se certifique de que essa novidade está ao seu alcance, não vai complicar muito suas operações, e realmente será um atrativo para o seu público-alvo.

 

 

2 Crie um programa de fidelidade

 

Excelente atendimento ao público, produtos de qualidade, serviço eficiente e preço justo, são aspectos muito importantes para o sucesso de qualquer negócio. Mas no fim, o que o público realmente quer é coisa de graça.

Por isso, para manter a fidelidade conquistada com os atributos citados acima, desenvolver uma campanha de fidelização é muito interessante. Faça com que os seus clientes sintam que estão perdendo alguma coisa ao ir no concorrente.

Já viu aqueles cartões fidelidade do tipo “compre nove marmitas e a décima é de graça?” Então, essa é uma ótima ideia para manter um movimento constante. Implemente uma estratégia desse tipo e se acostume a ver os mesmos clientes todos os dias – o sonho de qualquer comerciante.

 

3 Conheça seu cliente

 

Se você quer agradar alguém, você precisa saber do que essa pessoa gosta. Por isso, conhecer sua clientela é essencial. Você deve conhecer a quantidade de pessoas que podem se interessar por suas mercadorias, entender melhor seus hábitos, rotina, comportamentos. Assim, você consegue personalizar seu produto ou serviço, conquistando e fidelizando seus clientes.

E não estamos falando só de quem já frequenta seu estabelecimento, mas de um perfil de cliente. Isso se chama público-alvo e você precisa saber qual é o seu. Assim, seus esforços de divulgação serão direcionados e você não vai precisar investir muito para atingir quem você quer atingir. Lembre-se: quem atira para todos os lados não acerta ninguém. Tenha um foco e uma direção definida.

 

 

4 Organize suas finanças e invista

 

A administração da parte financeira do seu negócio é tão ou mais importante do que a de qualquer outro aspecto do seu negócio. Contratar um contador e manter registros de tudo que entra e sai é fundamental. Isso se chama ter controle de fluxo de caixa, que é a quantidade de dinheiro (ou equivalentes) que entra e sai de uma empresa.

Fluxo operacional de caixa, fluxo de caixa disponível para investir e financiar, são dados primordiais para determinar a liquidez, flexibilidade e performance financeira geral da empresa.

Fluxo de caixa positivo significa que a receita líquida está aumentando, possibilitando o pagamento de dívidas e investimento na empresa, além de ser uma espécie de escudo contra dificuldades financeiras futuras.

Mas dificilmente é possível crescer sem investir. Por isso, se você está com as suas finanças em dia, mas ainda não tem capital suficiente para investimento, a Credisol te ajuda. Sempre disposta a apoiar o microempreendedor, a Credisol oferece linhas de crédito voltadas especialmente para o investimento no seu negócio. Conte com a gente!

 

 

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