Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

02/06/2009

Programa de Microcrédito catarinense completa 10 anos

O Programa de Microcrédito catarinense completa este ano uma década de atuação no estado, beneficiando pequenos e micro empreendedores, principalmente os informais. A iniciativa, que surgiu de um convênio entre o Governo do Estado, Badesc, Sebrae/SC e Fampesc, já liberou mais de R$ 600 milhões neste período. Para lembrar a data, a Assembléia Legislativa promove uma Sessão Solene, às 19 horas, desta terça-feira (02), em Florianópolis, quando serão homenageados profissionais que atuam na área. Hoje, este tipo de financiamento é oferecido em Santa Catarina por uma rede de 19 organizações, cuja maioria faz parte da Associação das Organizações de Microcrédito de Santa Catarina – AMCRED-SC.

O valor liberado nos últimos dez anos garantiu a manutenção de 227 mil postos de trabalho e proporcionou a geração de mais de 20 mil empregos. “Muitos negócios foram criados com pequenos empréstimos. O valor médio de R$ 3 mil das operações mostra que o informal está sendo atendido pelo programa”, explicou o presidente da AMCRED-SC, Luiz Carlos Floriani. “Sem dúvida é um exemplo de modelo de desenvolvimento socioeconômico auto-sustentável a partir dos pequenos negócios”, completou.

Fazem parte da entidade: Acredite (Rio do Sul), Banco da Família (Lages), Banco do Empreendedor (Fpolis), Banco do Planalto Norte (Canoinhas), Banco do Povo (Chapecó), Banco do Vale (Blumenau), Bancri (Itajaí), Bapem (Caçador), Blusol (Blumenau), Casa do Empreendedor (Joinville), Casa do Microcrédito (Tubarão), Crecerto (Concórdia), Crediamai (Xanxerê), Crediconfiança (São José), Credioeste (Chapecó), Credisol (Criciúma), Extracredi (São Miguel do Oeste) e Profomento (Brusque).

Voltar