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05/12/2018

Planejamento estratégico – O que é e como fazer?

Será que uma empresa sobrevive sem um planejamento estratégico? A resposta é não. Nesse texto vamos te explicar o porquê, e outros detalhes importantes dessa ferramenta de gestão. Leia até o final.

Uma empresa traça planos de forma diferente das pessoas. Pensar no que fazer a curto, médio e longo prazo, é papel de todo empresário. E reavaliar as estratégias que foram pensadas para esse momento, também entra no pacote.

E um dos responsáveis para guiar o empreendedor nessa tarefa é o planejamento estratégico. Apesar do nome, não é tão difícil montar um. Vamos entender?

O que é um planejamento estratégico?

Ele é um documento que todo empreendedor deve criar, estará contido por diretrizes que apontaram o rumo que a empresa deve tomar. Dentro desse plano precisarão constar coisas como a área de atuação, estratégias comerciais e funcionais, objetivos e políticas ligadas ao funcionamento da empresa.

Parece complicado, mas não é. Elaborar o planejamento estratégico é um exercício para conhecer sua capacidade. O empreendedor deve saber até onde quer chegar, e em quanto tempo que levar para chegar a esse ponto. E como isso funciona? Vejamos no próximo tópico.

Como funciona o planejamento estratégico?

O proprietário ou os sócios vão se sentar para pensar no futuro da empresa. Isso acontece antes mesmo do negócio começar. Nesse start é pensada desde o modelo de organização que será adotado até a forma de como vender o produto ou serviço.

Para que esse planejamento funcione serão necessários os seguintes instrumentos:

- Plano (orientação da missão);

- Objetivo (cumprimento da missão);

- Metas (medir os objetivos);

- Políticas e diretrizes (guiam as tomadas de decisões);

- Regras e procedimentos (regulamentos para atividades);

- Programas (formas para realizar as metas);

Esses tópicos são desdobrados a partir do avanço e crescimento da empresa. Imaginemos, que a empresa hoje tem 5 funcionários, planeja em 2 anos ter 50; dentro do planejamento estratégico deverá constar um espaço para falar quando será necessária uma nova sede, para acomodar o crescimento da equipe.

É muito importante para o planejamento das ações da sua empresa que você tenha dados atualizados dos seus clientes, suas vendas ou seu financeiro. E também não adianta ter várias planilhas e agendas se você não lembra de usar. Temos para você duas planilhas para te ajudar com isso:

Planilha de Cadastro de Cliente: onde você pode colocar todas as informações sobre todos os seus clientes.

Planilha de Controle Financeiro: que você pode usar para anotar todos os seus ganhos e contas a pagar para organizar o financeiro de sua empresa.

Baixe gratuitamente e organize sua empresa.

O planejamento e seus benefícios

Elaborar o planejamento estratégico tem benefícios diretos com a organização da empresa, isso é bem perceptível. Porém, é mais do que isso. O documento sempre apontará a direção que a empresa deve seguir.

Ele não é um plano estático, sempre precisa ser revisto, e pautado pelo que acontece no mercado. Os sócios sentam, e analisam o que deve ser adequado ao novo momentos, porém, de forma antecipada. É quase uma previsão do futuro.

Isso ajuda a sempre estar na frente perante as possíveis dificuldades. Ter estratégias para enfrentar momentos de crise, e não precisar demitir ou interromper investimentos.

Os riscos de não fazer um planejamento

No mundo empresarial, por menor que seja o empreendimento, não há espaços para apostas. Toda previsão do planejamento estratégico, por exemplo, é fundamenta em questões como:

- O que aconteceu no passado?

- O que acontece no presente?

- O que acontecerá no futuro mais provável?

- O que acontecerá no futuro provável?

- O que acontecerá no futuro menos provável?

Todos esses cenários devem ser considerados. Vamos pensar numa empresa que vende frutas e verduras. Ela desconsidera um plano para épocas de seca. Será que ela se dará bem? É claro que não. Se em algum período houve seca, é possível que aconteça novamente, e o empreendedor deve estar preparado para enfrentar.

Empresários que desconsideram o planejamento estratégico estão fadados a fechar a porta primeiro do que seus concorrentes que seguem a cartilha.

Claro que se está começando, e tem dificuldades de montar essas estratégicas, pode contratar consultores, ou até mesmo fazer capacitações para se aprimorar. Mas, é fundamental que em algum momento elabore o planejamento estratégico para seu negócio se consolidar.

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