Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

04/10/2016

Os 4 PILARES PARA UM NEGÓCIO MAIS LUCRATIVO

Ter uma empresa de sucesso, que realmente te proporcione os resultados que você tanto esperou, não é uma tarefa nada fácil. Tirar umas férias, passear, descansar, enquanto sua empresa trabalha no automático parece ser um sonho distante não é mesmo? Mas, você sabia que o erro pode estar nos pilares mais básicos de uma empresa?

Pilar número 1: possua um Plano de Negócio

Se você iniciou a sua empresa sem um plano de negócio, pare tudo o que você está fazendo agora mesmo e se concentre apenas nisso. O plano de negócio é um documento que contém as informações da sua empresa, é através dele que você conseguirá saber o momento ideal de abrir o seu negócio, mantê-lo no mercado e até mesmo expandi-lo.

Ele é um ótimo instrumento para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor. Serve para organizar as suas ideias, orientá-lo na busca por informações sobre o ramo, produtos e serviços. Assim como informações sobre clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do seu negócio. Tenha acesso a um modelo de Plano de Negócio clicando aqui.

Pilar número 2: tenha controle das finanças do seu negócio

Muitas empresas se esforçam em oferecer os melhores produtos/serviços, investem em um bom atendimento, em seu ambiente e se esquecem de dar uma atenção especial a suas finanças. Um dos pilares mais importantes para manter sua empresa saudável, é dar atenção as finanças da mesma.

Se você não detém de informações claras sobre a saúde financeira do seu negócio, existe um alto risco de ele quebrar, pois você estará administrando sua empresa no escuro.

Crie um planejamento financeiro, estabeleça estratégias e vise sempre o crescimento do seu negócio.

Pilar número 3:  conheça o seu mercado

Grande parte das empresas em nosso país acabam falindo por desconhecerem o seu público-alvo e até mesmo o próprio mercado de atuação. Geralmente são empreendedores que não conhecem o poder de uma pesquisa de mercado ou então, conhecem, entretanto, ignoram ou fazem de maneira errônea.

É essencial que você faça uma pesquisa de mercado - assim como o plano de negócio -, pois assim você conseguirá verificar a existência de mercado para o seu produto ou serviço. Vai conseguir identificar as necessidades dos clientes e como atendê-los da melhor forma.

Conheça os seus principais concorrentes, quais as suas atitudes perante o mercado, qual a sua estrutura, seus pontos fortes e fracos. Assim você conseguirá diferenciar-se, conquistando o seu espaço nesse mercado cada vez mais disputado.

Pilar número 4: contrate as pessoas certas

Toda empresa de sucesso é constituída de bons profissionais. Portanto, contrate as pessoas corretas, você vai precisar contar com profissionais aptos e dedicados no seu quadro de funcionários.
No momento do recrutamento, busque por maneiras mais eficientes que lhe ajudarão na procura por profissionais qualificados. Invista em um bom profissional de recursos humanos e evite contratar pessoas somente pelo fato dela ser um amigo e/ou parente.

Futuramente, em algum momento, você poderá arrepender-se dessa contratação se você não adotou critérios específicos de contratação, baseados na qualificação profissional e capacidade do indivíduo.

 

 

Imagem do post Os 4 PILARES PARA UM NEGÓCIO MAIS LUCRATIVO Voltar