27/10/2020
O QUE DEVO LEVAR EM CONTA ANTES DE ABRIR MEU PRÓPRIO NEGÓCIO
O que devo levar em conta antes de abrir meu próprio negócio?
Se você é daqueles que sonha em ter seu próprio negócio, este texto é para você!
Muito além de coragem, determinação e ousadia para dar o primeiro passo, é importante se atentar a algumas questões para garantir o sucesso e a continuidade da sua empresa.
Selecionamos aqui algumas orientações que podem te ajudar a estruturar melhor a sua ideia de negócio.
Confira!
1 – Faça algo que você goste
Dificilmente você estará feliz e realizado fazendo algo que não goste ou trabalhando numa área pouco conhecida por você. A dica então é analisar bem qual será o seu ramo de atuação, prevendo que terá que se dedicar muito a ela nos próximos anos.
2 – Conheça o mercado e analise a concorrência
Pesquise e estude bastante sobre o mercado em que deseja atuar. Conheça os desafios do segmento, saiba quais são os custos envolvidos no negócio, entenda quem é seu público e analise a concorrência. Isso te ajudará a ter mais clareza sobre o terreno “onde você está pisando”.
3 – Faça um plano de negócio
Com o plano de negócio, ficará mais fácil mapear seu negócio, pensar em estratégias e planejar os primeiros passos. Você pode clicar aqui e baixar gratuitamente um modelo de plano de negócio da Credisol. Aproveite!
4 – Organize suas finanças
Antes de abrir a empresa, tenha suas finanças organizadas para começar com o pé direito. Isso é fundamental para você controlar todos os recursos disponíveis e saber até onde pode investir sem comprometer a sobrevivência do seu negócio. Se ainda não tem esse controle, acesse e baixe sua planilha financeira agora mesmo. Precisando de dinheiro? Conheça nossas linhas de crédito e fale com um de nossos agentes.
5 – Saiba precificar
Para não correr o risco de trabalhar muito e ficar no vermelho, saiba como precificar seu produto ou serviço de forma justa e que gere lucro para sua empresa. Esse é um erro bastante comum e, caso você tenha dúvidas sobre como fazer, o ideal é procurar ajuda de um especialista ou buscar novos conhecimentos sobre o assunto.
6 – Estabeleça seu diferencial
Por que alguém vai comprar de você e não do seu concorrente? Definir seu diferencial competitivo é fundamental para gerar valor ao seu negócio e torná-lo único no mercado. Pense o que você pode fazer diferente e deixe isso transparecer ao seu cliente.
E então, está pronto para abrir seu próprio negócio?
Na Credisol, oferecemos todo apoio que o microempreendedor precisa desde o início do seu negócio, tanto orientação especializada quanto o crédito que você precisa para iniciar seu sonho.
Converse com nossos agentes e faça parte do universo de 10,5 milhões de microempreendedores individuais formalizados no Brasil.