Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

16/12/2013

NEGÓCIO DE SUCESSO - Karina da Silva Elias

Formalização do negócio: o caminho para o sucesso.

Inúmeros benefícios são alcançados por quem faz o registro. Karina da Silva Elias, uma jovem empreendedora, enaltece os resultados
Quais os benefícios a formalização do negócio próprio pode trazer? Para a jovem empreendedora Karina da Silva Elias, muitos. A possibilidade de atender a uma demanda maior de clientes é um deles, feito que tem refletido diretamente no aumento dos lucros. Há um ano e seis meses comandando a sorveteria e doceria QDoce, ela não tem do que reclamar. “A minha ideia foi muito bem recebida. Vejo que meu negócio está prosperando e os números de pedidos crescendo. Ainda não estamos totalmente estabilizados hoje no mercado, mas os clientes já procuram pelos nossos produtos e isso tem me deixado satisfeita”, enaltece.

A sorveteria pertencia à irmã dela, que  depois de seis anos à frente dos negócios resolveu seguir novos caminhos. Diante da oportunidade, Karina resolveu inovar, iniciando, desta forma, a comercialização de chocolates de Gramado, uma maneira que encontrou de manter o rendimento da empresa durante todo o ano além da sorveteria.
E, no caso dela, por pensar em trabalhar diretamente com pessoas jurídicas sentiu a necessidade de ter o seu negócio formalizado. Uma atitude que não se arrepende. Com a iniciativa, ela afirma que consegue comprar produtos com preços mais competitivos e atender às empresas, hoje o principal foco da QDoce. “As pessoas só têm a ganhar com a formalização. Não perdem nada. Nós, por exemplo, não deixamos de vender. Pelo contrário, perderíamos clientes se não tivemos formalizados, pois a primeira coisa que perguntam é se emitimos nota fiscal. Para pessoa física você pode até vender sem nota, mas para jurídica não. Como nosso foco sempre foram as pessoas jurídicas, tomamos o cuidado para registrar a empresa desde o início”, enaltece Karina.

Oportunidades que não param de crescer.

De acordo com Karina, muitas portas se abrem com a formalização do negócio. Além de poder atender a um maior número de clientes, o registro garantiu a oportunidade de adquirir crédito por meio do programa Juro Zero, do Governo Estadual. “Como eu precisava fazer uma pequena reforma e adquirir equipamentos de trabalho, procurei a CREDISOL para fazer um financiamento. O valor pode parecer pouco, três mil reais, mas foi o suficiente para dar o pontapé inicial”, frisa.

O agente da CREDISOL, Eduardo Manenti, informa que os participantes do programa têm acesso a uma linha de crédito para capital de giro ou investimento de até R$ 3 mil. “Se a proposta for aprovada e o empreendedor pagar as sete primeiras prestações em dia, a oitava e última parcela será paga pelo Programa. Por isso, o juro será zero”, conta.
Neste programa só podem participar os Microempreendedores Individuais (MEIs) formalizados. “São considerados MEIs aqueles que têm receita bruta anual de até R$ 60 mil”, completa Manenti.  Na Região Sul, os Microempreendedores Individuais devem procurar a Instituição de Crédito Solidário - CREDISOL  (WWW.credisol.org.br) para solicitar o pedido. Alem do Programa Juro Zero a Instituição oferece outras soluções para quem trabalha por conta própria e precisa de crédito adequado a sua realidade, inclusive para quem ainda está na informalidade.

Um procedimento rápido, simples e seguro.

Conforme o agente de crédito, todo o processo de formalização pode ser feito diretamente pelo empreendedor. Manenti explica que a regularização é realizada por meio do Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.com.br). O procedimento é rápido, seguro e sem muitas burocracias.
Karina é o exemplo de que é possível sim fazer sem a ajuda de ninguém. Todo o trabalho de formalização da QDoce foi feito por ela. “Não tive ajuda de ninguém. O bom é que você consegue fazer tudo sozinho. É muito simples. O sistema foi criado pensando justamente no empreendedor. O passo-a-passo é muito claro e eu não sabia que era tão prático. O mercado disponível para todos e o caminho do sucesso é a formalização. Com o registro, o empreendedor consegue pensar grande”, enaltece ela, que teve a empresa selecionada no programa Mulheres de Negócio, mais uma vantagem obtida por meio da formalização.

O agente de crédito enaltece que quem preferir pode procurar a ajuda também de um contador. Mais informações sobre o procedimento podem ser obtidas por meio do telefone:
3437-6911 ou diretamente com o SEBRAE – 3403-2200.

O passo a passo para a formalização do Microempreendedor Individual.

1 – Recomenda-se que o empreendedor vá à prefeitura de seu município fazer uma consulta prévia para saber se a atividade que ele desenvolve pode ser registrada naquele endereço. Para isso, deve-se levar um comprovante de endereço. Fazendo a consulta prévia o empreendedor ganha tempo e passa ter a certeza de que a atividade poderá ser registrada naquele local.

2 – O registro do Empreendedor Individual é gratuito e feito pela Internet no endereço www.portaldoempreendedor.com.br, mas se você preferir procure um contador, optante pelo Simples Nacional, e solicite auxílio neste procedimento. A lista de contadores pode ser encontrada no mesmo site do registro. Para realizar o registro, sozinho ou com a ajuda de um contador, tenha em mãos a carteira de identidade, CPF, Título de Eleitor (ou número do recibo de entrega da última declaração de Imposto de Renda Pessoa Física), comprovante de endereço (sede da empresa), a consulta de viabilidade realizada na prefeitura do município e a descrição da atividade que será desenvolvida.

3 – Após o cadastramento no portal do empreendedor serão emitidos automaticamente o CNPJ, o Certificado de Empreendedor Individual e o Alvará Provisório.

4 – Providencie o pagamento do DAS (Documento de Arrecadação Simplificada) que poderá ser emitido no portal do empreendedor. Vá até a prefeitura municipal levando todos os documentos citados incluindo, agora, os da empresa para providenciar o Alvará Definitivo.

Imagem do post NEGÓCIO DE SUCESSO - Karina da Silva Elias Voltar