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12/05/2021

MEU NEGÓCIO AINDA NÃO ESTÁ NO INSTAGRAM. POR ONDE COMEÇAR?

Desde que iniciou a pandemia, vimos muitos microempreendedores surgindo e apostando em um novo negócio, seja por necessidade ou por verem uma oportunidade no mercado. O que fica muito evidente, também, são os canais utilizados para divulgar e vender produtos e serviços: cada vez mais, as mídias sociais se consolidam como ferramentas essenciais nesse processo.

Entre elas, está o Instagram, aplicativo que tem diversos recursos gratuitos para sua empresa ganhar visibilidade e vender mais. Além disso, permite que você acompanhe quantas pessoas estão interagindo com a sua conta, qual é o perfil do seu público, em quais horários vale mais a pena postar, entre outras informações que vão ajudar muito no seu dia a dia.

Então, o que está faltando para você fazer a conta da sua empresa no Instagram e aproveitar todos os benefícios que ele oferece?

Talvez você esteja um pouco assustado com a ideia de ter mais um canal de atendimento para cuidar. Afinal de contas, a gente sabe que o microempreendedor é só um e precisa dar conta de todas as tarefas que uma empresa exige. Porém, com planejamento, foco e força de vontade, temos certeza que você consegue.

 

 

E aí, está pronto para colocar seu negócio no Instagram? Vem que a gente te ajuda!

# 1º PASSO

Para começar, você precisa baixar o Instagram no seu celular. Se você já tem baixado e usa uma conta pessoal, não tem problema, você só precisa cadastrar uma nova conta e vai acessar as duas pelo mesmo aplicativo.

Com um e-mail e uma senha, crie uma nova conta comercial. Escolha um nome de usuário que identifique o seu negócio e preencha as informações do perfil. Aqui, é importante colocar uma breve descrição do seu negócio, indicar horário de atendimento, endereço completo, telefone e até um link para o seu site, caso tiver.

Cuide também da foto do perfil. O ideal é você colocar uma imagem da sua marca, fazendo com que você seja facilmente identificado. Depois disso, você pode começar a seguir outras contas de potenciais clientes, começando, aos poucos, a criar o seu público no Instagram.

# 2º PASSO

Conta criada, é hora de planejar os conteúdos do seu Instagram. De nada adianta você ter uma conta se não posta ou interage com frequência, pois aí acaba até ficando feio, dando a impressão que ela está abandonada. Para planejar, pense quais são os objetivos do seu Instagram e estabeleça algumas metas que você quer alcançar, como fazer com que sua marca seja mais conhecida ou aumentar as vendas do seu produto, por exemplo.

Pense também em quais dias e horários você vai postar, para depois medir os resultados e ir adequando as próximas publicações. Avalie também quais temas você vai abordar com o seu público e procure variar os conteúdos, não colocando somente o mesmo tipo de postagem.

Você pode mesclar colocando fotos do seu produto, mostrar como são os bastidores da sua microempresa, falar quem é você, trazer dicas de uso, apresentar novidades etc. Além de postar no feed, explore também os stories e outros recursos que o Instagram oferece.

# 3º PASSO

Com o conteúdo planejado e produzido, você pode iniciar as postagens e, ao longo dos dias, medir como estão sendo os resultados com essa ferramenta. Vale ressaltar que as mídias sociais são ferramentas de relacionamento e, por isso, você precisa interagir diariamente com o seu público para criar engajamento.

Responda sempre aos comentários, curta as fotos de seus clientes, siga outras contas, faça enquetes nos stories, enfim, explore o Instagram de diversas formas para interagir com o seu cliente.

Lembre-se que o Instagram é como uma vitrine do seu negócio na internet. Portanto, preze por um atendimento e uma apresentação de excelência. E falando em apresentação, cuide com para que as fotos postadas sejam bonitas e de qualidade, pois elas são responsáveis por chamar a atenção – ou não – do seu cliente.

Tudo entendido? Agora é só colocar em prática!

Você só vai aprender fazendo na prática, errando e aperfeiçoando, até se sentir mais seguro e confortável. Assim, o único jeito é colocar a mão na massa, ou melhor, no celular.

 

 

Se precisar de uma ajuda para o crescimento do seu negócio, conte sempre com a Credisol. A gente acredita no microempreendedor!

 

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