Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

02/02/2022

HORA DE ABRIR O PRÓPRIO NEGÓCIO: EMPREENDEDORISMO DURANTE A PANDEMIA

Nem mesmo tudo o que ocorreu devido à pandemia em 2020 foi capaz de frear o crescimento do empreendedorismo no Brasil. O surgimento de micro e pequenas empresas deu um grande salto nesse período e tende a se estender em 2022.

Porém, será que realmente é hora de abrir o próprio negócio? Se você está com dúvida sobre o mercado e suas perspectivas, o momento de entender melhor sobre o assunto é este. A seguir, você confere tudo o que precisa saber sobre o empreendedorismo durante a pandemia e o que esperar.

Empreendedorismo no Brasil durante a pandemia

Somente em 2020, quando a pandemia estourou no mundo, o Brasil registrou um saldo positivo de 2,3 milhões de empresas abertas, segundo o Ministério da Economia. Ou seja, mesmo com muitos negócios encerrando suas atividades, ainda houve um superavit de novas aberturas.

Um dos fatores favoráveis a esse cenário é o tempo médio para abrir um novo empreendimento que, em Santa Catarina, sofreu variação de 3 dias e 7 horas para menos 18 horas. Outro, foi a necessidade de ter uma renda para sustentar todas as pessoas de casa.

Você escolhe: crise ou oportunidade

Não dá para ignorar alguns acontecimentos durante a pandemia, como fechamento de postos de trabalho, as reduções temporárias de salário e o aumento do desemprego no país. Entretanto, ter o próprio negócio faz parte dos objetivos profissionais de muitos brasileiros, que aproveitaram esses fatos para tirarem seus planos do papel.

Nesse caso, o empreendedorismo ainda continua sendo a melhor ideia em 2022, com perspectivas positivas, principalmente para alguns segmentos que seguiram crescendo e gerando oportunidades, como são os casos do comércio de itens usados, digital e de alimentação.

A hora é agora

Com o avanço da vacinação e a reabertura econômica, essa é a chance para encontrar um mercado em crescimento e começar a empreender. Após toda essa crise e a maioria das pessoas dentro de suas casas, existe demandas reprimidas e um ótimo momento para avaliar quais são elas e oferecê-las.

Todos podem ter essa iniciativa, basta ter criatividade para encontrar ideias inovadoras e se renovar constantemente, vontade para realizar seu projeto, uma boa organização para estruturar cada ação e saber questionar-se sempre, dando um passo atrás e melhorando.

A Credisol está com você

Se você tem vontade de abrir seu próprio negócio, mas precisa de apoio financeiro para colocá-lo em prática, a Credisol ajuda você através de orientação e linhas de crédito ideais, seja para empreendedores formais ou informais.

Emprestamos dinheiro para pessoas que trabalham por conta própria em geral, para quem é Microempreendedor Individual em Santa Catarina e até mesmo para trabalhadores do campo. Cada empréstimo tem condições especiais para o grupo destinado e você pode aproveitá-las para empreender quanto antes.

Podemos concluir que a hora de abrir o próprio negócio é agora, basta saber qual o melhor setor para iniciar e contar com aquela forcinha financeira para tudo ocorrer bem desde o início.

Precisa de indicações para tornar-se MEI e obter o crédito ideal para sua situação? Fale com um agente Credisol agora mesmo e receba todas as informações necessárias.

Voltar