24/07/2019
FLUXO DE CAIXA E SUA IMPORTÂNCIA PARA EMPRESAS
O fluxo de caixa é parte fundamental para gestão financeira para todos os tipos de empresa. De MEI a grandes corporações, quem não sabe como funciona essa movimentação, tem seus resultados comprometidos.
O dinheiro entra e sai da sua máquina registradora, e você aponta num caderninho essa movimentação? Essa é uma das mais tradicionais formas de acompanhar o fluxo de caixa de um negócio. É certo que hoje existem maneiras mais seguras e ágeis de se fazer isso, porém, é um primeiro passo.
Vejamos mais pontos que determinar a importância do fluxo de caixa para empresas. Mas, antes entenda um pouco mais sobre o termo.
O que é fluxo de caixa?
Ele pode ser entendido como a movimentação de entradas e saídas do dinheiro vivo ou de outros créditos no caixa (referente aos pagamentos recebidos) de sua empresa. É também uma previsão dos recursos que podem entrar ou sair das contas do negócio.
O fluxo de caixa é a melhor forma de ter um controle financeiro de qualquer empresa. E basicamente vai ser as receitas menos as despesas, o que dará um saldo final para iniciar o mês seguinte, e assim sucessivamente.
É em cima dele que é possível saber se você vai ter condições de comprar um computador, ou uma simples cadeira para sua empresa. E claro identificar onde se pode economizar, e saber como andam o seu lucro.
O fluxo de caixa e os seus gastos
Sem ter um controle do caixa não da para conhecer o quanto tem gastado na compra de mercadorias, ou na fabricação de seus produtos, por exemplo. E daí temo um dos principais papéis do fluxo de caixa: mapear seus gastos.
Se desconsidera essa ferramenta, vai perder de vista os gastos desnecessários, e certamente não vai ter o crescimento no faturamento que tanto sonha. Então, quem acompanha de perto o fluxo de caixa, não perde dinheiro!
lmente não terá muito futuro.
O fluxo de caixa ajuda no futuro de seu negócio
Como foi dito, a aquisição de equipamentos para sua empresa depende de como anda a sua saúde financeira. Mas, não se limita a compra de móveis ou eletroeletrônicos, a ampliação do negócio é intimamente ligada a como anda seu fluxo de caixa.
Contratar mais funcionários, vender outras linhas, prestar novos serviços... Tudo isso só pode ser feito se faz a gestão certa da movimentação do que entra e do que sai de seu caixa. Sem esse controle seu negócio fataPara os pequenos empreendedores esses são motivos mais do que suficientes para começarem hoje a gestão do seu fluxo de caixa. Então, mão a obra e bons negócios!
E claro, se tiver alguma dúvida sobre como adquirir crédito com a Credisol, acesse e fale com o agente de crédito mais próximo de você!
Você também tem a opção de fazer uma simulação de crédito em nosso site: