Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

19/11/2020

FLUXO DE CAIXA: APRENDA A FAZER O SEU!

Realizar o fluxo de caixa é uma tarefa fundamental para qualquer microempreendedor. Com ele, você saberá o que entra e o que sai de dinheiro do seu negócio, podendo avaliar se ele está dando lucro e planejar os próximos passos.

Anotar todas as receitas e despesas da sua microempresa – seja num caderno, numa planilha ou num sistema informatizado – significa ter controle de tudo o que entra no seu caixa (valor da venda de mercadorias ou serviços) e tudo o que sai (com pagamentos de contas, faturas de fornecedores, salários, entre outros).

Pode parecer complexo no início, mas com o tempo você vai se habituar a manter esse controle e tornar a sua rotina financeira muito mais simples.

 

Como fazer seu fluxo de caixa

1 – Faça um levantamento de todos os custos fixos de seu negócio (conta de luz, água, telefone, aluguel etc.)

2 – Descreva os valores que definir para seus investimentos (ex.: comprar um novo equipamento, investir nos seus estudos, ampliar sua sala comercial);

3 – Saiba o quanto gasta para fabricar seus produtos ou o valor da hora-homem (se sua empresa for prestadora de serviços);

4 – Se oferece condições de pagamentos diferenciadas, como parce¬lamento do valor de suas faturas, tenha separadas todas as datas pro¬gramadas.

5 – Faça as anotações em planilhas para facilitar a visualização de todas as entradas e saídas. O ideal é que você anote diariamente ou, se não puder, ao menos uma vez por semana.

Atenção!

Muitos microempreendedores preferem analisar o caixa somente no final do mês, o que é um erro, já que as contas podem fugir do controle.

É importante também que você separe os custos por categorias, indicando quais são os custos da produ¬ção, os variáveis, os fixos, os administrativos... Assim conseguirá ver onde gastar mais e o que é possível fazer para economizar.

Ficou com alguma dúvida sobre como fazer seu fluxo de caixa? Aproveite para baixar nosso e-book gratuito sobre o tema ou converse com um de nossos agentes e veja como podemos ajudar você!


 
 

Imagem do post FLUXO DE CAIXA: APRENDA A FAZER O SEU! Voltar