Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

19/01/2022

DICAS PARA SER UM BOM VENDEDOR NESTE VERÃO

Todos os profissionais de vendas têm o potencial para se tornar um bom vendedor neste verão. Mesmo que algumas pessoas possuam características facilitadoras para esse processo, em geral, todo mundo pode desenvolver habilidades para fazer as vendas acontecerem.

Hoje em dia, ser referência na profissão é um verdadeiro diferencial competitivo para qualquer empresa, pois significa mais facilidade na hora de fechar um negócio, principalmente em épocas de alta temporada e concorrência.

Por isso, separamos algumas dicas para você aprender de uma vez por todas e tornar-se o melhor profissional da empresa em que trabalha ou do seu próprio negócio. Confira!

Esteja preparado

É comum que nessa época as vendas aumentem bastante, principalmente se for um produto ou serviço usado apenas durante o verão. Então, é muito importante estar preparado para atender todos os consumidores que entrarem no seu estabelecimento, mantendo sempre o padrão de atendimento.

Fique atento ao estoque

Antes de oferecer um item ao possível cliente, verifique se ainda há em estoque e avise ao gerente da loja para repor a mercadoria. Isso evita a compra de algo que não está mais disponível para ser levado para casa, o que pode causar muita dor de cabeça para o negócio.

Apresente seu catálogo com clareza

Os seus clientes não conhecem seu portfólio completo e você precisa apresentá-lo com clareza. Se houver perguntas sobre determinado item, você saberá responder e qual solução indicar? É preciso entender o que há na loja, como funciona, qual a composição e como é aplicado, para não perder oportunidades para a concorrência.

Cuidado com a abordagem

Se você trabalha na rua, preste atenção na forma como atrai os olhares das pessoas. Os turistas e moradores da cidade não gostam de ser abordados de forma inconveniente e insistente. Incentive a compra conhecendo a real necessidade de cada um e não oferecendo o que tem para todos que transitam por perto.

Aprenda a ouvir

Não tente impressionar o cliente ou vencê-lo pelo cansaço. Ouça as necessidades dele e encontre a melhor solução para o problema. Por exemplo, se você tem uma sorveteria e alguém busca por produtos zero lactose, você não pode simplesmente convencê-lo de que tomar um sorvete não fará tão mal assim para ele. É preciso mostrar as opções sem a substância ou os açaís.

Fidelize clientes

Além de atrair novas pessoas, fidelize as que já compraram de você. Imagine que faça vendas de kits de algum produto e consiga vendê-lo por completo para alguém, mas chegando em casa ele nota que não precisava ter gasto com todos os itens. Certamente, não voltará a comprar com você. Então, respeite a necessidade e ofereça apenas o que for relevante para fidelizar.

Saiba se retirar

Entenda que nem sempre uma venda será fechada neste verão, mas quem sabe no próximo, não é mesmo? Um bom vendedor sabe quando é a hora de se retirar e oferecer seu contato para manter o consumidor por perto até ele precisar de ajuda.

Com essas dicas para ser um bom vendedor neste verão, você está preparado para ser o melhor profissional na área. Coloque-as em prática e terá bons resultados com seus clientes!

Não pare de aprender: leia agora mesmo o manual completo para ser um vendedor vencedor.

Voltar