Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

29/07/2021

CONHEÇA A NOVA FERRAMENTA DO WHATSAPP, QUE PODE AJUDAR EM SUAS VENDAS

Em junho, o Grupo Facebook lançou o WhatsApp Pay oficialmente no Brasil. A ferramenta permite que os usuários do canal transfiram dinheiro entre si, sem precisar pagar taxas ou acessar plataformas bancárias.

Embora a novidade seja muito interessante, demorou mais de um ano para ser lançada. O Banco do Brasil impediu que chegasse ao país, pois não estava claro qual seria o papel da empresa na história e quanto isso poderia interferir no sistema nacional.

Agora, é possível aproveitar essa oportunidade para muitos fins, inclusive os pequenos negócios podem se beneficiar, e muito. Conheça a seguir a nova ferramenta do WhatsApp, que pode ajudar em suas vendas.

Quem pode transferir dinheiro pelo WhatsApp? 

Por enquanto, apenas pessoas físicas podem fazer transações. Ou seja, você pode transferir dinheiro para outro CPF, mas não pode enviar para um CNPJ. Além disso, é preciso ter um cartão pré-pago, de débito ou múltiplo.

Existe um limite de transações?

Atualmente, o valor das transações é limitado a R$ 1 mil. Vale ressaltar que podem ser feitas até 20 transações por dia ou R$ 5 mil por mês. Porém, o seu banco pode estabelecer outras regras para o envio e o recebimento de dinheiro.

A ferramenta é segura?

O WhatsApp Pay foi testado e aprovado pelo Banco Central, além disso, é habilitado pelo Facebook Pay e Facebook Pagamentos, processado pela Cielo. A plataforma também usa tecnologia de ponta, com criptografia para proteger as mensagens. Significa que é confiável e que o seu dinheiro não será perdido.

Por outro lado, o WhatsApp continua sendo uma rede social comum e o que não falta são tentativas de golpe. Então, basta seguir as orientações básicas de não compartilhar senhas, não abrir links suspeitos e ativar a confirmação em duas etapas. Tudo isso ajuda a criar um ambiente ainda mais seguro.

Por que aderir à novidade pode aumentar as vendas?

O WhatsApp Pay pode ser uma oportunidade para varejos menores e para os pequenos empreendedores aumentarem suas vendas por oferecer um acesso rápido e simples para concretizar os pagamentos. A praticidade para concluir uma compra é um dos fatores mais atraentes para o cliente.

A quantidade de usuários no WhatsApp também mostra um grande benefício. Afinal, se os seus consumidores já estão na plataforma, fica mais fácil ainda para eles pedirem um produto ou serviço e pagarem na hora.

Agora, o comerciante ou vendedor autônomo pode oferecer mais uma modalidade de pagamento e digitalizar suas negociações. Para quem possui público mais jovem a adoção deve ser maior, uma vez que a geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) está adepta a tecnologia.

Como utilizar o recurso?

Curioso sobre como usar o recurso na prática? A seguir, preparamos um passo a passo completo para você.

1. Entre na conversa e toque no símbolo de "+", se o seu smartphone for um iPhone, ou no clipes, se for um Android. Na próxima tela, selecione a opção "Pagamento" e coloque o valor que deseja. Também escolha se deseja enviar ou receber a quantia.

2. Você precisará cadastrar o seu cartão, podendo ser o físico ou virtual. Antes disso, crie uma senha de segurança com seis digitais.

3. Na próxima tela, insira os seus dados pessoais e bancários.

4. Depois do cadastro, verifique o seu cartão junto ao banco através de um código de verificação via SMS, e-mail ou banco.

5. Para finalizar a transferência, o WhatsApp mostrará o cartão usado e o valor.

6. Quem receber o dinheiro será informado sobre a transferência e terá que tocar em "Aceitar pagamento". Para receber, precisará cadastrar o cartão para que o valor caia na conta.

A nova ferramenta do WhatsApp é perfeita para ajudar nas suas vendas e superar as expectativas dos seus clientes, além de auxiliar a consolidar o novo formato.

Voltar