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24/11/2017

COMO LIDAR COM O CLIENTE QUE ESTÁ DEVENDO

A inadimplência afeta a saúde financeira do seu negócio e no Brasil tem-se um índice muito alto de devedores.


É importante notar que no cenário de crise atual o perfil do cliente devedor muda, pois além de alguns clientes que deixam de pagar suas contas propositalmente, também temos em grande parte, clientes passando por dificuldades reais. Por isso é importante estabelecer previamente como seu negócio irá lidar com as faltas e atrasos de pagamento usando duas fases: prevenção e cobrança.

PREVENÇÃO


A análise de crédito é o método mais usado na prevenção contra devedores. Muitos pequenos negócios não usam desse método por achar muito caro, mas a análise de crédito permite verificar o histórico do cliente e se ele está passando por problemas financeiros atualmente. Você deve analisar se o valor que seria pago para fazer análise de crédito é mais baixo que os valores de inadimplência na sua empresa. Se for o caso, já passou da hora de começar a fazer consultas sobre seu cliente antes de vender.

Outra possibilidade é aderir ao cartão de crédito em seu negócio. Atualmente grande parte dos pequenos negócios e até mesmo Micro Empreendedores Individuais já trabalham com cartão, pois isso garante que o dinheiro será recebido e facilita a compra para o cliente.

COBRANÇA


Essa é a parte mais difícil para muitos. Como cobrar do cliente inadimplente?
A primeira dica é seguir o Código de Defesa do Consumidor sobre as formas corretas de cobrar uma dívida: sem constranger, expor ao ridículo ou ameaçar.

Ouça o que o cliente tem a dizer, independente do que ele disser ou se sua "desculpa" é verídica, dar a ele uma chance de limpar sua reputação ajuda a abrir portas para negociações.

Apresente o valor da conta com os juros e multas inclusos, deixando claro de onde e o porquê desses valores para que o cliente não se sinta lesado. Além disso, é difícil para o cliente lembrar que fez uma troca que o favoreceu depois de um certo tempo e ele acaba vendo a dívida como um prejuízo. Procure lembrá-lo do produto ou serviço que ele adquiriu, para que ele visualize que ele foi beneficiado pela sua venda.

Cobrar é dar valor ao seu trabalho e quanto mais tempo passar maiores as chances de você não receber. Os clientes tendem a pagar primeiro as dívidas que "incomodam" mais, por isso esteja sempre presente na vida do cliente lembrando que você está ali esperando

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