Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

29/12/2021

COMO FAZER UM CONTROLE DE ESTOQUE EFICIENTE NO SEU NEGÓCIO

Sabia que fazer um controle de estoque eficiente no seu negócio é algo fundamental para atender os pedidos dos seus clientes dentro do prazo e vender ainda mais? Mesmo assim, essa é uma questão negligenciada por muitos empreendedores.

O fato é que existem várias formas de gerenciar o seu setor de armazenagem e se engana quem pensa que é o bastante saber a quantidade de cada item a ser vendido. Por isso, abaixo separamos dicas para você saber como monitorar seus produtos. Veja!

O que é o controle de estoque?

Basicamente, controlar o estoque significa acompanhar o fluxo de itens de uma empresa, documentando e analisando as informações de vendas em tempo real, para não faltar ou sobrar muita mercadoria.

É por isso que também precisa-se ficar atento aos prazos de vencimento – se o produto for perecível –, as campanhas de marketing, datas sazonais e movimentação dos funcionários. Tudo isso ajuda a monitorar o que entra e sai do negócio.

Quais os benefícios de controle de estoque eficiente?

Uma gestão de estoque bem feita traz muitas vantagens para seu comércio. Dentre elas, podemos citar:

  • aumento das vendas: ao manter os itens disponíveis, garante mais vendas.
  • redução de custos: é preciso manter um número de produtos no nível correto para não afetar o financeiro com a falta de uma venda ou excesso, gerando mais gastos de armazenamento.
  • manutenção da qualidade: com uma boa organização não há danificação ou perda de mercadorias.
  • simplicidade de operação: as tarefas simples não geram demora e nem prejuízos, pois são feitas sem complexidade.

Como fazer um controle de estoque eficiente no seu negócio?

Agora que sabe o que é e a importância de fazer um bom gerenciamento dos seus itens, chegou a hora de aprender como fazer isso com eficiência. Veja a seguir algumas dicas!

Concentre-se nos fornecedores certos

É comum ter muitos fornecedores e buscar pelos melhores preços, mas isso pode atrapalhar sua gestão. Foque em um ou até três empresas para ajudar a economizar tempo, obter preços competitivos e melhorar seu catálogo.

Procure por aqueles fornecedores que oferecem bom preço, prazo de entrega e pagamento e boa qualidade. Além disso, invista no relacionamento com eles para conseguir boas condições de negociações.

Trabalhe com estoque reduzido

Ajuste o seu estoque a previsão de demanda com os prazos de entrega. Trabalhar com os itens suficientes para atender as vendas e repor quando necessário é o bastante para otimizar a compra de novas mercadorias.

Concentre-se naqueles que tem mais saída ou que apenas sua loja pode oferecer na região. Garantir a disponibilidade deles é uma estratégia competitiva para ficar à frente dos concorrentes e ainda conquistar mais clientes.

Use ferramentas de apoio

A automatização do controle de estoque é fundamental para facilitar a visualização das informações do que entra e sai da empresa. Sem isso, tudo ocorre de maneira manual e pode haver muitos erros nos cálculos.

Adquira um software para você e os funcionários atualizarem os dados sempre que um item é vendido. Dessa forma, você também pode configurar para entrar em contato com um fornecedor automaticamente quando um produto estiver com certa quantidade disponível.

Solicite um empréstimo em caso de necessidade

Se você precisa de capital de giro para estocar mais mercadorias, mas não tem em seu caixa, talvez solicitar um empréstimo seja a solução ideal. Afinal, você não pode deixar de repor o que vende, caso contrário seu negócio pode ir à falência.

Como as vendas serão feitas posteriormente, o crédito será quitado com o dinheiro que entrar dos clientes. Portanto, não é uma má estratégia quando o assunto é gerenciar seu setor de armazenagem.

Aprendeu como fazer um controle de estoque eficiente no seu negócio? Essas são algumas dicas que você pode colocar em prática para lucrar e não ter prejuízos.

Precisa de apoio financeiro para comprar seu estoque? Conheças as linhas de crédito da Credisol para o microempreendedor formal e informal.

Voltar