Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

16/06/2021

COMO FAZER PARA CONTINUAR EVOLUINDO DIA APÓS DIA?

A crise do corona vírus fez as empresas avançarem de uma forma jamais vista. De uma hora para outra, foi preciso diminuir o impacto para continuar sobrevivendo através do desenvolvimento.

Progredir o seu negócio significa dar passos estratégicos para ele crescer em termos de vendas e faturamento. Por isso, é essencial procurar por táticas que sejam eficientes para atingir esse objetivo.

Abaixo, você confere as principais dicas de como fazer para continuar evoluindo dia após dia. Aproveite para anotar tudo e colocar em prática!

Defina o melhor modelo de negócio

A primeira ação que você deve ter é adequar o seu negócio ao modelo correto. Se sua empresa fatura menos do que R$ 81 mil por ano, é sua chance de se tornar MEI e legalizar o seu negócio, assim como se sua renda for superior a isso, é necessário enquadrar em outra modalidade.

Para progredir, você precisa corresponder a sua categoria, tanto para pagar os impostos certos e sem excessos quanto para procurar por linhas de crédito certas, se for necessário.

 

Seja detalhista no plano de negócios

Um plano de negócios ajuda muito a direcionar melhor suas ações, seja as estratégias de marketing, análise financeira, avaliação dos pontos fortes e fracos etc. Ele serve como um roteiro a seguir, por isso, deve ser mais extenso e rico em detalhes.

Com base nesse documento, você pode traçar um caminho para percorrer e avaliar durante sua jornada se há resultados ou o que pode ser alterado. Essa é uma forma de desenvolver o seu negócio através de uma ferramenta eficiente.

 

Controle o fluxo de caixa

Com todos os passos anteriores dominados, você ainda precisa crescer financeiramente. Para isso, é preciso saber dizer de onde o dinheiro vem e para onde ele vai, e uma forma de mensurar é através do controle do fluxo de caixa.

Registre em uma planilha todas as receitas e despesas, mesmo as mais pequenas. Ao realizar esse diagnóstico, pode identificar problemas com custos altos, empréstimos feitos, problemas de cobrança, entre outras possibilidades.

 

Obtenha mais conhecimento

De nada adianta aprender todas essas dicas e parar por aqui. A evolução de um negócio precisa ser constante e, para isso, você deve procurar por materiais que mostrem como fazer isso, seja por meio de planilhas, orientações de divulgação e vendas, entre outros conteúdos.

Tudo isso ajuda a aprimorar o seu lado profissional, que é um dos mais importantes para sobreviver no mercado. Afinal, estar preparado para enfrentar a concorrência em tempos de crise é um dos diferenciais para o crescimento.

 

Faça investimentos

Sabemos que os investimentos, seja em infraestrutura, matéria-prima ou tecnologia são uma excelente oportunidade para pensar no futuro e conseguir se desenvolver. Não estar atento às tendências do setor pode fadar a sua empresa ao fracasso.

Nesse caso, é comum que não haja dinheiro o suficiente para investir em pontos de aprimoramento, mas você pode buscar por uma linha de crédito para conseguir isso. Com o valor a mais que receberá dos seus clientes, por oferecer mais qualidade e novas experiências, é possível devolver o empréstimo.

 

O sucesso do seu negócio depende de você.  Continuar evoluindo dia após dia é essencial para a melhoria dos seus processos, os tornando cada vez mais eficientes.

Voltar