Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

30/11/2021

COMO FAZER A TROCA DE CHEQUE: ENTENDA DE FORMA RÁPIDA COMO FUNCIONA!

Mesmo com as novas formas de pagamento e transferências eletrônicas, o cheque ainda é muito usado no mundo financeiro. Inclusive, fazer a troca de cheque ainda é motivo de dúvida, especialmente o adiantamento do valor.

Essa operação significa pegar a quantia em mãos de uma representação física de um valor virtual do dinheiro. O processo é rápido e pode ser feito em qualquer instituição financeira, mas se você ainda não sabe como fazer isso, separamos este artigo para entender como funciona. Veja a seguir!

Como funciona a troca de cheque?

Todo cheque pode ser compensado ou depositado, dependendo do seu tipo e sua especificidade. Além disso, qualquer banco aceita o documento, a menos que ele esteja cruzado com identificação do lugar ao qual deverá ser sacado.

Além disso, vale ressaltar que se for o caso de cheque nominal, apenas o portador descrito poderá solicitar alguma operação. Isso ajuda a evitar possíveis golpes.

Uma forma prática e rápida de trocar os cheques é com a antecipação de recebíveis, onde as empresas de créditos ficam com o seu valor virtual físico para serem compensados em datas futuras e pagam você a vista.

Esse pagamento é acompanhado de uma taxa percentual ou juros sobre o valor do cheque ou título, mas quando feito por uma OSCIP, é menos burocrático para quem busca uma solução simples e rápida, além de ser isento de IOF.

Quais são as vantagens de antecipar os cheques pré-datados?

A antecipação de recebíveis é vantajosa para os empreendedores que fazem muitas vendas a prazo e recebem cheque pré-datados como forma de pagamento. Dentre os benefícios, destacam-se:

Taxas menores

Ao comparar com um empréstimo, por exemplo, essa opção tem taxas menores. Isso se deve ao fato de que o negócio não solicita dinheiro emprestado, mas sim usa seus recursos próprios, que seriam recebidos no futuro, o que torna mais barato e evita o endividamento.

Redução de riscos

A inadimplência é um grande problema. Com a troca de cheque, é possível reduzir o risco de não receber por determinada venda e ainda gerar fluxo de caixa imediato para cumprir com seus compromissos com os fornecedores, por exemplo.

Mais liquidez

Ao antecipar um valor das contas a receber, você pode ter movimentação no seu caixa para não ficar no vermelho, aumentar o capital de giro para futuros investimentos e ainda tornar seu balanço mais líquido.

Crescimento da empresa

Realizar esse tipo de operação permite o crescimento financeiro rápido, pois as oportunidades podem ser aproveitadas na hora, como descontos na compra de equipamentos à vista. Ou seja, as negociações por condições diferenciadas ocorrem com mais facilidade.

Quais cuidados tomar na antecipação de recebíveis?

Toda operação financeira precisa de alguns cuidados para serem feitas com eficiência e não trazer prejuízos. Se você pretende antecipar seus recebíveis, tome cuidado com a:

  • dependência do dinheiro: mesmo com todas essas vantagens, não ter outras formas de recebimento pode limitar seu desenvolvimento e dificultar o planejamento financeiro;
  • falta de dinheiro no futuro: compreenda que o recurso solicitado agora não deixará a empresa em uma situação difícil futuramente, pois eles não entrarão no caixa.

Fazer a troca de cheque é uma operação rápida e você pode até ter o dinheiro em mãos agora pelas vendas feitas a prazo. Por isso, ofereça mais essa forma de pagamento em seu estabelecimento e impulsione o seu negócio.

Fale com um agente de crédito da Credisol e saiba mais sobre a nossa linha de crédito Troca de Cheques.

Voltar