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02/12/2020

Como está a satisfação do seu cliente?

Seu cliente se sente realizado ao comprar seus produtos ou serviços? Será que ele indicaria sua empresa para outros consumidores? O que você pode fazer para melhorar seu atendimento e sair na frente da concorrência?

Perguntas como essas podem ser respondidas através de uma pesquisa junto a seus clientes. Além de indicar pontos onde você pode melhorar, as respostas podem te trazer novas ideias, mostrar oportunidades para o seu negócio e aproximá-lo das pessoas que se relacionam com a sua marca.

Por isso, se você ainda está planejando as ações do próximo ano, que tal aproveitar essas últimas semanas de dezembro e conversar com seu público ou fazer uma pesquisa para descobrir a satisfação dos seus clientes?

 

Por que tudo isso é importante?

É sempre um desafio manter os clientes satisfeitos com a empresa. Isso vai além de entregar um produto ou serviço de qualidade – está ligado à toda experiência que o consumidor tem com a sua marca, desde o primeiro atendimento ou contato através das suas mídias sociais, por exemplo, até o pós-venda.

Se você observar seu cliente, pesquisar e entender o que precisa ser melhorado, com certeza estará um passo à frente de seus concorrentes e ficará mais fácil mantê-lo em sua carteira de clientes ativos.

Conhecendo bem as necessidades e expectativas do seu público, você poderá, ainda, buscar novas soluções para atendê-lo e aperfeiçoar o seu trabalho. Por consequência, você aumenta as vendas e o faturamento, já que um cliente satisfeito atrai novos clientes, fala bem da marca e indica ela para outras pessoas.
 

 

Como posso medir a satisfação do meu cliente?

Fazer uma pesquisa de satisfação é uma forma eficiente de conhecer melhor o seu cliente, descobrir se está atendendo as expectativas dele e o que você pode fazer de diferente para que ele continue comprando da sua empresa.

Antes de tudo, é importante que você tenha um cadastro completo de seus clientes. Com esse formulário, que você pode baixar gratuitamente no site da Credisol, fica mais simples manter todas as informações do cliente em um só lugar, fazer análises e criar estratégias.

 

 

Por exemplo, se você pretende enviar uma pesquisa de satisfação pelo e-mail ou WhatsApp, encontrará o perfil do cliente e os contatos nesse cadastro. Você pode elaborar algumas perguntas e enviar de forma mais informal, pelo WhatsApp, ou fazer um formulário gratuito de pesquisa no Google.

Outra maneira é fazer uma pesquisa manual, em seu estabelecimento. Deixe algumas pesquisas em cima do balcão e peça que as pessoas colaborem respondendo às perguntas e assinalando o que elas não gostam, o que precisa melhorar, o que está bom, ótimo ou excelente. Permita que elas também possam fazer sugestões e escolham se querem ou não se identificar.

A eficácia da pesquisa vai depender muito da sua estratégia ao elaborar e enviar as perguntas. Por isso, avalie o perfil de seu público e veja qual é a maneira mais adequada de fazer isso.

Aproveite o final do ano para fazer esse levantamento junto a seus clientes e comece 2021 munido com as informações que o seu negócio precisa para crescer e se diferenciar.

 

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