Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

03/02/2012

ABcred e BNDES pretendem investir mais de 500 milhões em Microcrédito

Após várias reuniões técnicas entre o BNDES e a diretoria da Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Finanças (ABcred), que tem entre as suas associadas a Instituição de Crédito Solidário (Credisol), ficou estabelecido o compromisso entre as entidades de investir 500 milhões de reais em projetos de desenvolvimento para o microcrédito. Por meio das OSCIPs, participantes da ABcred, o investimento será em sistemas, equipamentos, formação de agentes de crédito e gestores e outras formas para apoiar o que chamaram de expansão e massificação do microcrédito no Brasil. O diretor da Área Social e de Crédito do BNDES, Élvio Gaspar, afirmou que em alguns anos esse valor poderá alcançar uma carteira de 1 bilhão de reais, pois o conjunto das OSCIPs já começam com uma carteira de 200 milhões e muito conhecimento.


O presidente da ABcred, Almir Pereira, apresentou à diretoria do BNDES e às 31 entidades presentes, o qual a Credisol se fez representar pelo diretor executivo, Julio Búrigo, um projeto alinhado com as políticas federais para a erradicação da pobreza. O projeto é composto por dois grandes componentes, o primeiro é para capacitar a rede ABcred das condições necessárias ao atendimento de pelo menos três vezes a clientela atual. O segundo componente é a linha de microcrédito, através do Programa de Microcrédito do BNDES, com recursos financeiros para empréstimos aos empreendedores com a meta de seiscentos mil clientes ativos de microcrédito produtivo orientado, o valor total é próximo a 800 milhões de reais.


Hoje, a ABcred representa cerca de 50 entidades espalhadas em todas as regiões do Brasil e são responsáveis por atender 180 mil empreendedores populares e com o projeto poderá chegar a 600 mil clientes, num prazo de três a quatro anos. As duas entidades, ABcred e BNDES, consideram esse projeto uma oportunidade para a democratização do acesso ao crédito no país, pois irá assegurar a oportunidade de investir para novos empreendedores brasileiros. As entidades ligadas a ABcred, operam microcrédito produtivo orientado e não tem finalidade de obter lucros, todo o resultado é reinvestido em novas operações.

Imagem do post ABcred e BNDES pretendem investir mais de 500 milhões em Microcrédito Voltar