Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

08/12/2021

8 DICAS PRÁTICAS PARA GARANTIR O SUCESSO DA SUA EMPRESA FAMILIAR

Se você trabalha com sua família, precisa entender que as relações profissionais devem estar bem delimitadas e claras para que todos, independentemente da proximidade, saibam o que fazer e quais são suas responsabilidades.

Não é exceção que nesse tipo de ambiente alguns problemas pessoais sobressaem os negócios, prejudicando a empresa de muitas formas. Por isso, é importante seguir as dicas deste artigo para garantir o sucesso da sua empresa familiar. Confira!

1- Estude e tenha qualificação

Se antes bastava apenas o olhar apurado do fundador, agora é necessário que os donos e funcionários estudem para administrar tudo com seriedade e com as técnicas adequadas. Faça uma graduação, pós-graduação ou curso de capacitação sobre a sua área e esteja sempre atento às habilidades do mercado.

2- Trate cada um como deve ser

Em uma empresa familiar, é comum que cada um tenha um carga distinto. Uma pessoa pode ser diretora da empresa enquanto a outra cumpre o papel de vendedora. Diante disso, é importante respeitar a hierarquia feita, seja ela qual for.

3- Separe o que é familiar e o que é profissional

Quando pessoas com proximidade trabalham juntas pode haver confusões no desempenho dos papéis, prejudicando não somente o relacionamento como também os negócios. Por isso, quem está envolvido precisa entender a importância de separar o que é profissional do que é pessoal.

4- Organize as finanças pessoais das empresariais

Essa dica vale ouro e com relação ao negócio familiar ela deve ser ressaltada. As contas da empresa são diferentes daquelas feitas por cada um e, em hipótese algum, devem ser misturadas. Cada sócio deve retirar sua parte e deixar no caixa o que for do empreendimento.

5- Defina cargos e salários

É muito importante que todos os profissionais tenham funções bem definidas e que haja remunerações adequadas para cada um, conforme atividade e qualificação profissional. Formalize um plano com todas essas informações para todos terem chances iguais de desenvolver suas carreiras.

6- Planeje todas as ações

Normalmente, esse tipo de negócio se forma rapidamente e não há planos para nortear as ações. Infelizmente, sem uma meta fica difícil saber para aonde ir e reduzir possíveis ocorrências de riscos. Sendo assim, faça um planejamento com objetivos e baseado em informações reais.

7- Tenha uma cultura da organização

É necessário ter valores para nortear os trabalhos e estabelecer quais comportamentos espera dos seus colaboradores diante de determinadas situações. Ter essa cultura ajuda a alinhar todas as pessoas para formar a imagem organizacional.

8- Estimule o profissionalismo

Um dos erros de quem trabalha em família é negligenciar as relações profissionais. Assim, os administradores e outros trabalhadores deixam o compromisso de lado e atuam como amadores. Ser profissional é fundamental para garantir o sucesso!

E, com essas dicas certeiras para garantir o sucesso da sua empresa familiar, sua gestão será muito mais eficiente. Portanto, coloque tudo o que aprendeu em prática e aproveite os benefícios dessa organização!

Precisa de apoio financeiro para investir em qualificações? Conte com as linhas de crédito da Credisol para microempreendedores formais e informais.

Voltar