Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

13/10/2021

8 DICAS DE COMO RETOMAR A ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA DO SEU NEGÓCIO

Planejar as entradas e saídas não é o forte de muitos empreendimentos, que deixam essa parte para depois, priorizando sempre as atividades do dia a dia. É por isso que 23% das micro e pequenas empresas fecham antes de completar cinco anos de atividade, segundo o SEBRAE.

Se você faz parte dessa realidade, está na hora de retomar a organização financeira do seu negócio e fugir dessa estatística. Abaixo, você confere oito dicas para colocar em prática e ter tudo sobre controle.

1- Anote seus ganhos e gastos

Use ferramentas, como planilhas, para ajudar a não gastar mais do que ganha com a venda dos produtos ou serviços. Anotando tudo, você vai saber para onde exatamente o dinheiro está indo e, ao final do mês, pode observar se precisa investir em outras partes ou se deve cortar gastos.

2- Planeje seus gastos

Depois de anotar eles com clareza e cortar os que não são necessários para a sobrevivência do negócio, é importante planejar cada centavo que entra no seu orçamento, para garantir uma rotina financeira saudável. Se quiser fazer um investimento, primeiro planeje quanto precisa, sem comprometer todo seu dinheiro.

3- Tenha um capital de giro

Todos os meses, guarde uma quantia para um fundo emergencial. Chamamos isso de capital de giro e serve para quitar suas dívidas e movimentar a empresa enquanto espera os débitos dos clientes. Assim, você não perde nenhuma oportunidade que surgir e ainda por cima não entra no vermelho.

4- Trace objetivos e metas

Pretende expandir sua marca, adquirir um veículo para trabalho ou comprar novos equipamentos? Coloque isso como objetivo, defina quanto precisa e não pare até que consiga o valor. Uma dica é procurar por um empréstimo para agilizar esse processo e obter retorno o quanto antes.

5- Pague seus fornecedores em dia

Um dos passos mais importantes para a organização financeira é quitar suas dívidas com os fornecedores em dia. Isso garante a distância de juros e multas de atraso e, quem sabe, ajuda a conseguir descontos com pagamentos adiantados.

6- Invista em educação financeira

Mais importante do que querer controlar o dinheiro da sua empresa, é aprender educação financeira, pois quanto mais você souber sobre o assunto, melhor. Existem muitos conteúdos gratuitos disponíveis na internet que podem ajudar você nessa tarefa.

7- Faça um bom controle do estoque

O estoque é um dos ativos que precisam ser acompanhados de perto, pois tem grande impacto nos custos. Ele precisa ser liquidado facilmente, pois muitos itens parados fazem com que o dinheiro fique estagnado, por outro lado, a falta deles pode fazer com que um cliente acabe comprando de outra empresa.

8- Mantenha as informações atualizadas

Não é suficiente ter uma planilha com todas essas informações, e não atualizá-la periodicamente. Sempre que houverem movimentações é essencial que sejam registradas, para que a ferramenta funcione.

Agora você já sabe como retomar a organização financeira do seu negócio e está pronto para controlar melhor as entradas e saídas. O planejamento é indispensável para alcançar o sucesso do seu empreendimento!

Pode ser que, durante esse processo, você precise fazer um empréstimo para quitar suas dívidas ou para investir em uma oportunidade. Por isso, conte com a Credisol para fazer tudo com a segurança necessária!

Voltar