16/02/2022
7 MEIOS DE PAGAMENTO PARA VOCÊ CONHECER E USAR NO SEU NEGÓCIO
Com os novos hábitos de consumo, existem diversos tipos de meios de pagamento para você conhecer e usar no seu negócio. É importante ir além do dinheiro vivo, para não perder vendas para a concorrência.
Alternativas como aproximação do cartão, Pix, cheques etc são essenciais para atender as demandas de todos os públicos que entram na loja. Elas atingem uma grande parcela dos consumidores com problemas com alguma delas, mas podem optar por outras. A seguir, você confere em detalhes cada uma delas!
1- Dinheiro
O pagamento em espécie é ainda um dos principais e preferidos dos consumidores brasileiros. A maior vantagem para os lojistas é a ausência de taxas operacionais e da garantia do fluxo de caixa na hora da compra.
2- Cartão de crédito
É o segundo meio mais usado no comércio físico e principalmente no virtual. As razões para aderir a esse método é a praticidade e segurança, permitindo que o cliente parcele a quantia em várias vezes, o que garante a venda até mesmo para as pessoas que não tem os recursos necessários para uma compra à vista.
3- Cartão de débito
Funciona semelhante ao dinheiro em espécie, no entanto, o valor é descontado da conta corrente na mesma hora e o lojista recebe até 24 horas depois, dependendo do banco escolhido. É benéfico para o consumidor que não circula pela rua com muito dinheiro no bolso e não arrisca contrair dívidas.
4- Cheque
Ainda que todos os outros formatos de pagamento sejam mais utilizados, há pessoas que usam cheques pré-datados para comprar produtos com alto valor. Nesse tipo, o consumidor preenche os dados dos cheques para cada mês e o empreendedor desconta a quantia mensalmente conforme as datas informadas.
Atualmente o comerciante consegue trocar todas as folhas preenchidas antes mesmo dos dias combinados. Na Credisol, por exemplo, você com a Troca de Cheque para receber dinheiro na hora pelas vendas feitas a prazo.
5- Boleto bancário
O boleto ainda segue popular para quem dispensa conta em instituições financeiras. É uma forma de pagar prestações sem a necessidade de ter um cartão de crédito, principalmente nos meios digitais, que oferecem até descontos.
Ele já foi muito utilizado, mas hoje perdeu forças no mercado devido as novas soluções. No entanto, ainda é muito vantajoso para os lojistas com público-alvo de maior idade e para quem vende através da internet.
6- Contactless
Conhecido como pagamento por aproximação, é uma tendência no mercado. Nas compras presenciais, basta aproximar o cartão, tanto de débito quanto de crédito, e a maquininha desconta a quantia sem necessidade de digitar senha — mas dependendo do banco, há exigência de sua inserção e existe limite de transações por dia nesse formato.
Após a pandemia, o contactless se tornou algo higiênico e bem difundido. Hoje é comum na hora do pagamento o cliente apenas aproximar o cartão da máquina, portanto, não ter essa opção pode impactar negativamente a experiência do consumidor.
7- Pix
Não podemos esquecer do Pix. É um dos meios mais revolucionários dos últimos tempos, pois permite a transferência instantânea, a qualquer hora do dia. Com apenas alguns clientes, o dinheiro sai da conta do cliente para a da sua loja, sem taxas operacionais.
A praticidade do Pix é o que estimula muitos comerciantes a aceitarem esse método. Dá até para gerar um QR Code para o comprador aproximar o celular da imagem e concluir a operação em instantes, sem fornecer nenhum dado pessoal.
Esses foram alguns dos tipos de meios de pagamento para você conhecer e usar no seu negócio. E então, conhecia todas essas possibilidades? Se você tem um negócio, deve prestar atenção à todas elas para abrir portas para mais vendas.
Precisa de apoio financeiro no seu empreendimento? Conte com as linhas de crédito da Credisol para solucionar seus problemas.