Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

09/09/2021

7 DICAS DE ADMINISTRAÇÃO PARA EMPREENDEDORES DE PEQUENO NEGÓCIO

Abrir e manter um negócio em perfeito funcionamento é sempre um grande desafio. Muitos microempreendedores se concentram apenas na ideia de vender e esquecem o principal: a parte administrativa.

A cada 100 empresas abertas no Brasil, pouco mais de 75 sobrevivem ao primeiro ano, segundo dados do Sebrae. Isso significa que falta uma boa gestão. Por isso, separamos 7 dicas de administração para empreendedores de pequeno negócio evitar os erros mais comuns ao empreender.

1- Conhecer bem os clientes

Quanto mais você conhecer o seu cliente, maior será a probabilidade de executar qualquer estratégia com sucesso. E quando falamos nisso, estamos nos referindo não somente às preferências ou dados demográficos do seu público, como também entender o comportamento, os hábitos e as rotinas dele.

2- Evitar a informalidade

Empreendedores iniciantes costumam começar suas atividades de maneira informal, na intenção de fugir de impostos ou por considerar complicado as burocracias. Contudo, sem a formalização, o seu negócio não cresce, pois não é possível emitir nota fiscal, obter máquinas de cartão de crédito e solicitar empréstimos.

3- Definir o valor do produto ou serviço de forma consciente

Um pequeno empreendedor erra muito na hora de fixar preços nos seus produtos ou serviços. É muito comum, inclusive, vender muito, mas não ver o dinheiro entrando no caixa, e isso acontece em razão de cálculos equivocados, baseado nos concorrentes ou simplesmente por colocar o dobro do valor do custo. Há técnicas corretas para definir margens de lucro.

4- Procurar se atualizar sempre

Por mais conhecimento e experiência que você tenha no ramo de atuação, é importante sempre se atualizar com as tendências do mercado. Sem isso, o empresário corre o risco de ver a empresa estagnar.

5- Saber negociar

Cortar gastos e economizar ao máximo é um dos desafios diários de um pequeno negócio. Uma estratégia para isso é negociar com os fornecedores, oferecendo pagamentos à vista. Se você tem um bom fluxo de caixa, essa atitude significa custos menores na hora de repor o estoque e lucros mais altos com as vendas.

6- Organizar o financeiro

Não dá para viver mergulhado em uma completa desorganização financeira. Ter o controle sobre o que entra e saí é essencial para tomar decisões mais eficientes e até mesmo ter previsões futuras. Com planilhas simples, já é possível controlar melhor a situação monetária para planejar o crescimento saudável da sua empresa.

7- Ser criativo

Para competir com as grandes marcas do seu mercado, é preciso ser criativo e "reinventar a roda". Pensar assim ajuda a ter soluções criativas e diferenciais exclusivos, que são decisivos para levar ao sucesso.

Com essas dicas de administração para empreendedores de pequeno negócio fica mais fácil manter tudo sob controle e ainda crescer de forma correta.

Que tal expandir seus conhecimentos sobre o assunto? Baixe nosso e-book completo e gratuito sobre administração básica para pequenos negócios.

 
Voltar