Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

28/12/2022

6 dicas para fazer um planejamento financeiro para 2023

Ano novo chegando, além da retrospectiva de tudo o que fizemos ao longo de 2022, não tem como não fazer um planejamento financeiro para 2023 e se organizar melhor para os próximos meses que virão.

Mesmo que não seja viável controlar as contas de todos os meses à risca, é importante saber dos seus gastos, para evitar os que são desnecessários para o seu crescimento. Neste post, você confere 6 dicas para elaborar o seu plano!

1- Anote seus gastos financeiros

Ter metas financeiras depende da anotação dos seus gastos. Afinal, você precisa saber no que está gastando e como pode otimizar para alcançar seus objetivos, que devem estar bem definidos e priorizados.

Se tiver metas grandes, como melhorar os processos da empresa, divida-os em partes menores, como investir em equipamentos por ordem de prioridade. Assim, você não sobrecarrega seu capital de giro.

BAIXE PLANILHA FINANCEIRA

2- Revise seu plano frequentemente

Além de delinear o que saí do seu caixa, é importante revisar com frequência e fazer os ajustes necessários se os seus objetivos mudarem. Isso porque é comum acontecer mudanças ao longo do ano.

A revisão constante ajuda a evitar complicações piores, assim como acontece em nossa saúde pessoal, em que escovamos os dentes e tomamos banho regularmente para não adquirir doenças desnecessárias, que agravam a situação.

3- Aprenda com seus erros

Se nos anos anteriores você cometeu erros, que são comuns na trajetória do microempreendedor, aprenda com eles na hora de elaborar o seu planejamento financeiro para 2023.

Ao notar a falta de necessidade em investir em alguma parte da sua empresa, corte a despesa e direcione para outras áreas que precisam mais de orçamento disponível para alcançar o que deseja.

4- Faça uma reserva de emergência

Sabemos que não é fácil sobrar dinheiro no fim do mês para imprevistos. Por isso, é importante ter uma reserva de emergência, para momentos em que algo do negócio estraga e precisa urgente de conserto para continuar a produção ou venda.

Considere o valor médio que ganha mensalmente e ainda, os gastos fixos. Após isso, guarde uma pequena parcela para juntar durante o ano e não ficar dependente de juros de cheque especial.

5- Cuidados com os impostos

Todo empreendedor precisa pagar impostos todos os anos. Para isso, ter um bom plano ajuda a conter esses gastos e a equilibrar o dinheiro, especialmente nos primeiros meses do ano.

O ideal é buscar por auxílio de um contabilista para adequar o seu negócio à tributação correta, para não pagar a mais e nem a menos. Assim, permanece dentro da lei e não impacta negativamente seu fluxo de caixa.

6- Solicite uma linha de crédito

Se considerar necessário para atingir seus objetivos, seja de investimento ou para quitar dívidas com juros altos, solicite uma linha de crédito adequada para sua situação.

Na Credisol, temos diversos empréstimos destinados especificamente para MEIs, produtores rurais e pequenos empreendedores formais e informais. Ao falar com um agente de crédito, ele orientará sobre qual a melhor opção para o seu caso!

CONHEÇA NOSSAS LINHAS DE CRÉDITO

Com essas 6 dicas para fazer um planejamento financeiro para 2023, você está pronto para ter um ano de sucesso na sua empresa. É uma questão de colocar as estratégias em prática e seguir o seu plano!

Converse com um agente Credisol para saber como receber nosso apoio financeiro.

Voltar