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24/03/2021

5 DICAS PARA MELHORAR A COMUNICAÇÃO COM SEU CLIENTE

Você acredita que uma comunicação eficiente com seu cliente tem muito a ver com o resultado das suas vendas? Se você sabe se comunicar e divulgar seu produto ou serviço, as chances de você criar um relacionamento com seus clientes e vender mais é muito maior.

E isso se aplica a qualquer microempreendedor, tanto para aqueles que estão iniciando seu negócio quanto para os que já trabalham há muitos anos em seu ramo. E não tem jeito: quanto mais você treinar e praticar, melhor será sua comunicação. Afinal de contas, aprendemos e melhoramos a partir dos erros e acertos, não é mesmo?

E você, como avalia a comunicação com seu cliente? O que está bom e o que pode ser melhorado? O que vale é você estar sempre disposto a aprender e tentar algo novo. Por isso, estamos trazendo aqui algumas dicas de como você pode melhorar a comunicação com seu cliente. Confira!

 

 

1 – É fundamental ouvir o seu cliente

Muito mais do que falar, é importante saber ouvir o seu cliente e prestar atenção ao que ele fala. Assim, conseguirá entender suas necessidades e oferecer o melhor produto ou serviço para ele. Mais do que isso, poderá criar uma amizade e uma relação de confiança, fazendo com que o cliente volte sempre a comprar de você e ainda o indique para outros consumidores.

2 – Use as mídias sociais

As mídias sociais são ótimas ferramentas para divulgar o seu trabalho, pois são gratuitas, acessíveis e permitem a você chegar até seu cliente com mais facilidade. Portando, use-as a seu favor. Que tal enviar uma mensagem para seus contatos do WhatsApp para falar sobre seu produto ou serviço? Ou fazer uma publicação no Instagram para engajar seus seguidores?

Cada mídia pode te ajudar de alguma forma. Para saber mais sobre como divulgar seu negócio nas redes sociais, baixe nosso e-book gratuito.

 

 

3 – Mantenha um relacionamento com seu cliente

Mesmo que ele tenha comprado apenas uma vez de você, mantenha contato e crie um relacionamento que abrirá novas oportunidades de venda. Isso fica mais fácil quando você está munido de informações sobre o cliente, sabe o que comprou e entende o que ele gosta.

 

 

Vamos a um exemplo: se você é cabeleireiro, pode enviar uma mensagem, de tempos em tempos, para lembrar ao cliente que está na hora de agendar um novo corte; pode informá-lo sobre promoções ou indicar produtos para seu tipo de cabelo. Faça isso sem ser invasivo e deixe que o cliente se sinta à vontade com a conversa.

4 – Cuide com as palavras

O jeito como você se comunica com seu público pode ser tanto positivo como negativo. Ou seja, é preciso muito cuidado para escrever, falar e se portar de maneira assertiva, fazendo com que seu negócio seja bem visto.

Ao digitar uma mensagem no WhatsApp, sempre revise para ver se ela contém erros de português ou se a mensagem está fácil de ser compreendida. Nem sempre o que a gente diz é o que o outro entende, portanto, preste muita atenção. Tente escrever de forma natural e passe sempre credibilidade na sua fala.

5 – Não se enrole

Procure ser o mais claro e objetivo possível na sua conversa com o cliente, passando as informações com precisão e sem enrolações, para ele sentir confiança no que você está falando. Além disso, nunca prometa algo que você não possa cumprir, pois essa atitude pode custar muitos clientes ao seu negócio. É sempre melhor ser franco do que querer agradar e não conseguir fazer o que prometeu.

A comunicação com o cliente envolve muitos fatores e aqui destacamos apenas alguns, mas já são uma base do que você pode fazer para aprimorar essa habilidade e se ser um microempreendedor de muito sucesso!

 

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