03/08/2017
4 GASTOS COM VEÍCULO QUE VOCÊ DEVE TER NA PONTA DO LÁPIS
Ter o carro próprio é sonho da maioria dos brasileiros. Este sonho costuma trazer liberdade e maior flexibilidade ao programar o roteiro diário, no entanto, tudo tem seu preço. Apesar dos inúmeros benefícios, um veículo é sinônimo de gastos fixos mensais.
Pensando nisso, listamos alguns destes gastos para você se programar e não perder prazos importantes. Vamos conferir?
#1. Revisão Periódica: para evitar imprevistos com o veículo é preciso estar atento às revisões periódicas, que devem ser feitas conforme o manual. Recomenda-se levar o carro na oficina preventivamente a cada 6 meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados. Há outros cuidados que podem ser tomados em casa e com maior frequência, como a checagem de água e óleo do motor e a calibragem dos pneus.
#2. Licenciamento Anual: “Todo veículo automotor, elétrico, articulado, reboque ou semirreboque, para transitar na via, deverá ser licenciado anualmente pelo órgão executivo de trânsito do Estado, ou do Distrito Federal, onde estiver registrado o veículo.” (Artigo 130 do Código de Trânsito Brasileiro).
Para isso, é necessário pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) e a taxa de licenciamento. Estão isentos de pagamento do IPVA os veículos de fabricação anterior a 1985.
- Calendário de Pagamento IPVA:
- DPVAT: deve ser pago anualmente, junto com a cota única ou com a primeira parcela do IPVA.
- Calendário de Licenciamento:
Placa final 1 - até 31 de Março
Placa final 2 - até 30 de Abril
Placa final 3 - até 31 de Maio
Placa final 4 - até 30 de Junho
Placa final 5 - até 31 de Julho
Placa final 6 - até 31 de Agosto
Placa final 7 - até 30 de Setembro
Placa final 8 - até 31 de Outubro
Placa final 9 - até 30 de Novembro
Placa final 0 - até 15 de Dezembro
#3. Seguro: Apesar de não ser obrigatório, fazer um seguro para o automóvel é muito recomendado. O valor investido previne contra roubos, furtos e acidentes, sendo este calculado de acordo com o veículo, com a sua utilização e com o perfil dos motoristas que o utilizam.
#4. Combustível: O valor gasto em combustível irá variar de acordo com o perfil de utilização do veículo e se ele é do modelo total flex, que muitas vezes permite economia na hora de encher o tanque. No entanto, adotando algumas ações estratégicas, é possível fazer com que seu veículo consuma consideravelmente menos:
- Acelere menos: fique de olho no conta-giros e evite elevar muito a rotação. Descubra no manual do veículo qual é o chamado regime de torque máximo do motor para não passar desse número;
- Reduza a carga: evite cair na tentação de usar o carro como uma espécie de guarda-volumes, pois a conta vem diretamente para o seu bolso;
- Posto de confiança: procure abastecer sempre no mesmo lugar, essa atitude reduz as chances de colocarem combustível adulterado no seu tanque e possibilita saber onde reclamar, caso haja algum problema com seu veículo.
Fonte Calendários: DETRAN/SC