Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

04/08/2021

4 DICAS PARA VOCÊ REDUZIR GASTOS DESNECESSÁRIOS EM SEU NEGÓCIO

É fato que, no dia a dia de nosso próprio negócio, sempre surgem alguns gastos avulsos, que volta e meia soam como desnecessários. O que muitos empreendedores não sabem é que eles podem ser prejudiciais para o crescimento da empresa, mesmo os menores gastos, como os de impressão ou consumo de energia.

Então, para auxiliar você que todo final de mês percebe que passou por gastos assim, que não eram tão importantes, mas que acabaram impactando no seu lucro, montamos esse conteúdo que ajudará muito a resolver esse problema. Confira!

1- Controle do fluxo de caixa

Primeiramente, o empreendedor deve ter um registro de todos os produtos ou serviços que comercializa, além de quais contas tem a receber e quais tem a pagar. Ou seja, tudo o que entra e sai de algum modo. O controle de caixa permite projetar cenários com possíveis perdas e entender onde está perdendo dinheiro.

2- Renegociação com fornecedores

Reavalie todos os contratos já firmados com seus fornecedores e observe aqueles que podem ser substituídos por outros com produtos mais acessíveis. Caso não queira fazer esse tipo de alteração, procure por melhores condições nessa relação, como prazos maiores de pagamento ou descontos sobre pagamentos à vista.

3- Realinhamento dos processos internos

Não basta apenas renegociar as despesas fora da empresa. É importante cortar seus gastos internos, que muitas vezes são pequenos, mas quando somados fazem uma grande diferença no final do mês.

É muito comum comprar materiais em excesso, principalmente quando se inicia o negócio, como o uso a mais de folhas de papel ou até mesmo a aquisição de itens “da moda” no estoque, que logo não são mais procurados. Preste atenção nesses detalhes que costumam ser ignorados e sempre observe a necessidade de cada produto comprado para o dia a dia da empresa.

4- Manutenção dos equipamentos em dia

Se você trabalha com equipamentos, seja de pequeno ou grande porte, sabe que uma falha ou quebra de peça pode parar a produção e impactar nas suas vendas, o que é sinônimo de prejuízo. Isso sem mencionar que o conserto pode não ser o suficiente, voltando a estragar outras vezes.

O correto é manter em dia a manutenção do que é usado no processo produtivo. Caso seja necessário, não hesite em comprar maquinários mais modernos, pois eles geram menos gastos em muitas coisas, como no consumo de energia. Para resolver isso, procure por uma linha de crédito adequada, como o Microcrédito Produtivo, caso não tenha capital de giro o suficiente no momento.

Essas foram 4 dicas para você reduzir gastos desnecessários em seu negócio, mas existem muitas outras formas de fazer isso. Aproveite o seu controle do fluxo de caixa para investigar possíveis gargalos e ajustá-los.

Gostou das dicas? Que tal aprender mais? Baixe nosso plano de negócios para planejar melhor sua atuação.

Voltar