Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

02/09/2021

4 DICAS PARA QUEM QUER COMEÇAR UM NEGÓCIO DO ZERO

Deseja começar um negócio do zero, mas não sabe como? É hora de procurar por informações que ajudam a romper as barreiras desse impedimento e tirar as ideias do papel.

O momento é propício para isso. Segundo o Mapa das Empresas, divulgado pelo Ministério da Economia, em 2020, o Brasil registrou um recorde no número de aberturas de empresas e viu o número de microempreendedores crescer em 2,6 milhões.

Contudo, não se engane. Esse cenário competitivo não é motivo para adiar seus planos de empreender, mas uma forma de encorajar você a começar também. Para isso, separamos algumas dicas que serão úteis nessa nova jornada!

1- Plano de negócios

O plano de negócios é o primeiro passo quando você decide empreender. O processo, que pode ser visto como complexo, se torna mais fácil quando você pesquisa bastante e tem uma base para tomar as decisões necessárias.

Traçar um planejamento significa determinar onde sua empresa vai chegar e por qual caminho seguir para realizar o que almeja. Nesse caso, o controle financeiro entra também, mostrando quanto e onde o empreendedor deve desprender dinheiro para cada atividade.

2- Diferencial competitivo

O diferencial competitivo é aquilo que a distingue dos concorrentes no mercado. Existem muitos fatores que podem contribuir para isso, tanto o preço quanto a percepção de valor do público sobre o que você vende.

Em outras palavras, é isso que faz o consumidor pagar mais caro pelo seu produto ou serviço, mesmo diante de uma opção mais barata. Agregar valor deve ser o seu objetivo desde a abertura do negócio, por isso, esteja disposto a investir em seus diferenciais para sair à frente.

Nossa dica é usar uma linha de crédito para começar bem do zero. Um empréstimo pode ser muito benéfico para abrir ou expandir seu negócio, tudo depende de um bom planejamento.

3- Formalização

Uma coisa é certa: não dá para iniciar um empreendimento e lidar com a informalidade. Ao se formalizar, mesmo como MEI (Microempreendedor Individual), você tem acesso a muitas facilidades e direitos.

Por exemplo, se você precisar de dinheiro para capital de giro, a Credisol oferece a linha Juro Zero para quem é MEI. Ou seja, é sua chance de receber aquela ajudinha quando estiver em um momento difícil, mas para isso é necessário ser formalizado.

4- Marketing

Acha que é cedo para planejar o marketing? A divulgação das suas soluções é mais que importante e deve ser pensada desde o início para agregar valor à sua imagem e atrair os clientes para conhecer seu negócio.

Nossa dica é usar as redes sociais para dar os primeiros passos no seu marketing, principalmente porque é uma estratégia barata e de fácil acesso. Basta estudar um pouco mais sobre cada mídia escolhida para atingir seu público da forma correta.

Com nossas dicas para quem quer começar um negócio do zero fica mais fácil iniciar no mercado e ter bons resultados já nos meses iniciais. É claro que para alcançar o sucesso é necessário um trabalho de médio a longo prazo, mas persista na sua jornada empreendedora.

Voltar