Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

10/08/2022

4 ATITUDES QUE TODO MICROEMPREENDEDOR PRECISA TER

Empreender vai muito além de montar o seu negócio e esperar que as vendas aconteçam naturalmente. Algumas atitudes que todo microempreendedor precisa ter são indispensáveis nesse processo.

A maioria ignora esse fato, seja por negligência ou por considerar desnecessário, e acaba começando erradamente, colocando em risco a sobrevivência no mercado e, inclusive, levando a falência em pouco tempo.

Dessa forma, essas condutas devem ser pensadas e colocadas em prática antes de criar o negócio e após o seu funcionamento, para mantê-lo saudável em questão financeira continuamente. Para descobrir quais são elas e como aplicá-las, continue a leitura deste post!

1- Iniciativa

Um bom empreendedor é aquele que toma iniciativa e não se cansa de tentar melhorar o seu negócio. Se manter informado é uma dessas iniciativas e que não demandam tempo, afinal, você tem acesso à informação o tempo todo e de maneira facilitada.

As redes sociais, como Facebook, Instagram, Youtube etc, são uma ótima alternativa para observar o comportamento de perfis de pessoas e empresas relacionadas. Dados sobre eles, ajudarão a ter muitas ideias de como melhorar o seu empreendimento.

2- Curiosidade

O empreendedor de sucesso está sempre bem informado, portanto, estude sobre vendas, planejamento, marketing, finanças, dentre outros assuntos relacionados à gestão do negócio, para saber planejar e executar melhor as ações.

Você não precisa dominar todos os temas, mas entendê-los ajudará a saber se estão sendo praticados corretamente ou como melhorar os processos para atingir os seus objetivos com assertividade e em menos tempo.

3- Qualidade no atendimento

Tenha um atendimento impecável, assim você consegue fidelizar os clientes e eles retornarão mais vezes, garantindo seu lucro mensal. Trate sempre eles com educação e com sorriso no rosto, as pessoas percebem sua boa vontade em atendê-las e a sanar suas necessidades e seus desejos.

Quando possível surpreenda seu consumidor fazendo mais do que ele realmente espera. Ou seja, melhore a experiência dele para receber depoimentos positivos e mantê-los na sua base de clientes. Se ele espera uma entrega até dia 20, experimente otimizar o caminho para chegar até dia 15, por exemplo.

4- Investimentos

Um negócio sem investimentos não cresce. Imagine um sapateiro utilizando técnicas aprendidas com seu avô, sem ajuda dos equipamentos modernos. Com certeza, o trabalho seria mais difícil, demorado e, talvez, sem a mesma qualidade do que é entregue atualmente.

Por isso, se houver necessidade de investir e não tiver dinheiro para capital de giro, busque por apoio financeiro em linhas de crédito com condições especiais. Assim, você atinge suas metas, recebe o retorno esperado e quita o empréstimo, sem prejudicar o seu caixa.

Agora que conhece as 4 atitudes que todo microempreendedor precisa ter, está pronto para abrir o seu próprio negócio ou desenvolver as habilidades necessárias para obter sucesso em seu empreendimento.

Voltar