NOVIDADES

Dicas para usar o crédito de forma inteligente
09/12/2020

Dicas para usar o crédito de forma inteligente

Muitas vezes, pegar um empréstimo é visto como algo negativo, porém, vamos te mostrar como esse crédito pode ser usado de forma inteligente por você, microempreendedor, no desenvolvimento do seu negócio.

Antes, precisamos esclarecer o que é um empréstimo, o que você pode fazer com esse dinheiro e que cuidados você precisa ter ao contratar essa modalidade de crédito. Vamos lá?

 

 

 

 

O que é empréstimo

Basicamente, empréstimo é um valor que você pega emprestado de um banco ou instituição financeira e usa para investir na sua empresa. Esse valor será posteriormente devolvido com juros, sendo que as taxas e prazos são estabelecidos em contrato.

Antes de conseguir o empréstimo, entretanto, o microempreendedor passará por uma avaliação financeira, para garantir que conseguirá quitar o débito depois. Se estiver tudo certo, o valor solicitado será transferido para a conta da empresa.

Como o empréstimo pode ser utilizado

O empréstimo pode ser solicitado pelo microempreendedor quando ele precisar, por exemplo:

- Ampliar o espaço físico da empresa;

- Comprar novos equipamentos, veículos ou máquinas;

- Pagar o salário de seus colaboradores;

- Comprar mercadorias ou matéria-prima.

Seja qual for o motivo, o importante é se planejar e estar atento aos cuidados que mencionaremos abaixo.

 

 

Cuidados ao solicitar um empréstimo

Antes de buscar esse crédito, é importante que você tenha consciência da situação financeira da sua empresa e tenha clareza de como fará para pagar o empréstimo.

Por isso, avalie as condições do empréstimo (prazo, taxas de juros e outros encargos), analise a capacidade de pagar as parcelas em dia e tenha noção de como o dinheiro será utilizado.

Planeje o uso desse recurso e garanta que ele não se tornará mais uma despesa ao seu negócio!

 

 

Use o crédito de forma inteligente

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre como funciona o empréstimo, confira algumas dicas de como você pode usar esse crédito de forma inteligente, com a certeza de fazer um bom negócio.

1 – Quando você consegue trocar juros altos por taxas menores

Se você está pagando juros altos com dívidas no cheque especial ou cartão de crédito, por exemplo, pode usar um empréstimo para quitar essas dívidas e pagar uma taxa de juros menor.

2 – Investindo na sua formação profissional

Usar o crédito para investir na sua carreira é sempre válido, pois, com o conhecimento que você adquirir, provavelmente terá mais ganhos e poderá quitar a dívida do empréstimo com mais facilidade.

3 – Iniciando ou ampliando o seu negócio

Quando você decide empreender ou já tem o próprio negócio e precisa investir em melhorias, o empréstimo é aquele empurrãozinho que você precisa para tirar os projetos do papel, lembrando, é claro, de fazer um planejamento.

4 – Quando surge uma emergência

Nos momentos em que surge uma emergência e você não tem uma reserva financeira para cobrir essas despesas, o empréstimo pode ser uma boa solução. Converse com seu agente e descubra qual empréstimo é mais indicado nesses casos.

Gostou das nossas dicas? Aproveite e baixe nosso e-book gratuito sobre como usar o empréstimo para abrir ou expandir o seu negócio.