NOVIDADES

COMO ESTÃO AS CONTAS DO SEU NEGÓCIO? VEJA NOSSAS DICAS PARA COMEÇAR O ANO COM O PÉ DIREITO.
05/01/2021

COMO ESTÃO AS CONTAS DO SEU NEGÓCIO? VEJA NOSSAS DICAS PARA COMEÇAR O ANO COM O PÉ DIREITO.

O último ano foi bastante desafiador para a maior parte dos microempreendedores e não foi muito fácil deixar as contas em dia.

Alguns diminuíram sua renda em função da pandemia, outros tiveram que reduzir a carga horária para cuidar da família e há os que precisaram investir todas as suas economias em um novo negócio, sem ter certeza de que aquilo daria certo.

Esses são apenas alguns exemplos do cenário que observamos em 2020 e interferiu nos negócios de muitos microempreendedores.
 

 

Mas, como mudar e começar 2021 com o pé direito? Algumas atitudes podem fazer uma grande diferença e determinar o sucesso do seu negócio neste ano que está apenas começando.

Confira nossas dicas!

1 – Tenha controle das contas

É preciso ser muito organizado e disciplinado para manter o controle de todas as contas. Tenha uma planilha com os valores a pagar e a receber. Anote também todas as despesas que você tiver ao longo do mês, mesmo as mais pequenas, que parecem irrelevantes no momento. Quanto mais clareza e controle você tiver das finanças, maiores serão as chances do seu negócio crescer com segurança.

 

 

2 – Pague suas contas em dia

Todos os meses, temos uma lista enorme de contas a pagar – fornecedores, manutenção, água, luz, aluguel, internet, telefone, folha de pagamento etc. Faça uma lista de todas as contas, com os prazos de vencimento, e priorize quitar as dívidas sem atraso, evitando juros e multas. Além do valor extra que você pode ter que dispensar, ficar com o “nome sujo” pode prejudicar o seu negócio e deixá-lo sem crédito no mercado.

3 – Se necessário, renegocie as dívidas

Caso sua saúde financeira esteja com muitos problemas, tente renegociar suas dívidas para a situação não se agravar ainda mais. Nessas horas, é importante que você seja transparente e honesto com seus credores, tendo os pés no chão para reconhecer essa dificuldade e encontrar a melhor maneira de solucioná-la.

4 – Faça um planejamento financeiro

Para começar o ano com as contas em dia, identificar possíveis gastos desnecessários e direcionar seus esforços para obter mais lucro, é fundamental que você tenha um planejamento financeiro do seu negócio. Com ele, ficará mais fácil pra você se orientar e tomar decisões importantes visando o crescimento da sua microempresa.

 

 

5 – Conte com o apoio da Credisol

Seja para aprender mais sobre gestão ou para buscar crédito e melhorar seu capital de giro, conte com a ajuda da Credisol. Não somos banco nem cooperativa, mas uma agência de crédito especializada em atender as demandas de quem é dono de um pequeno negócio e precisa de dinheiro para investir e crescer.