Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

30/06/2021

VOCÊ SABE COMO PREENCHER SEU CHEQUE OU VER SE O QUE RECEBEU ESTÁ CORRETO?

O cheque se tornou um dos modelos de pagamentos mais populares, principalmente para vendas à prazo. Segundo o Serasa, são emitidos cerca de 41 milhões desse documento por mês no Brasil.

Mesmo sendo tão usado, é muito comum que surjam dúvidas sobre como preencher o cheque ou ver se o que recebeu está correto. Aliás, é corriqueiro vermos erros diversos em relação à forma correta de preenchimento.

A grande questão é que uma pequena falha, como a não inserção da data, ausência da assinatura ou divergência entre valor numérico e por extenso, pode levar a fraudes ou até a recusa do banco. Abaixo, vamos ajudar você a não passar por essa situação com um simples passo a passo!

1. Adicione o valor numérico

No canto superior direito, temos o espaço destinado ao valor numérico. É possível identificar isso através do símbolo "R$". Logo, adicione neste campo o valor da compra em números.

Uma dica para evitar fraudes de terceiros é colocar o número entre um jogo da velha. Por exemplo, se o valor do cheque é de R$ 800,00, você escreve, por segurança, da seguinte forma: #800,00#.

2. Preencha o valor por extenso

O cheque também possui um espaço destinado ao valor de compra escrito por extenso. A maioria dos erros cometidos estão aqui, pois o emitente escreve outro número do que o colocado anteriormente ou escreve a ortografia errada.

Tenha cuidado a esse campo para não ter o documento recusado por parte do banco. Além disso, use uma estratégia contra golpes. Coloque o valor escrito entre parênteses e na sequência risque toda a linha restante. Por exemplo, (oitocentos reais) __________.

 

 

3. Lembre-se do campo nominativo

Um cheque nominal é quando possui o nome da pessoa que receberá ou da loja que está efetuando o pagamento. Apesar de não ser obrigatório, é uma forma do dono se resguardar para que não seja repassado à frente.

Esse campo vem logo após o valor por extenso, precedido da letra "a". Nele, você deve colocar o nome completo da pessoa física ou jurídica, e somente ela poderá compensar.

4. Coloque a cidade e data

O registro da data e local da transação é fundamental no processo. A cidade não é obrigatória e o cheque não será devolvido pela falta dessa informação, mas a data deve ser preenchida corretamente, pois pode causar devolução.

Não há segredos, mas preste atenção. Ao escrever o dia, o correto é detalhar da seguinte forma: "Criciúma, 20 de maio de 2021". Também é possível colocar uma data posterior a compra para descontar o valor, o que chamamos de cheque pré-datado.

5. Assine o documento

Essa é a última etapa do preenchimento. A assinatura comprova que o banco está autorizado a pagar o valor exposto ao beneficiário.

Vale lembrar que a assinatura deve ser idêntica a que foi feita na abertura da sua conta para evitar fraudes e comprovar a originalidade do cheque. Se não houvesse essa comparação, qualquer um que assinasse seria válido, facilitando a atuação de golpistas.

6. Cruze o cheque, se quiser

Outra medida de segurança é cruzar o cheque. Isso significa que você fará dois riscos na diagonal no canto superior esquerdo. Essa sinalização exclui a possibilidade de sacar o dinheiro na boca do caixa, sendo que ele só pode ser depositado em conta.

Outro detalhe importante, no caso do cruzamento, é que se for adicionado o nome do banco no meio das linhas, o documento só pode ser compensando naquela instituição especificada.

Evitando esses erros você pode fazer do cheque seu aliado, principalmente no seu negócio. Muitos clientes ainda compram com essa forma de pagamento e pode ser mais um diferencial para sua loja.

Se você precisar do valor antes para caso de cheques pré-datados, conte com a Credisol. Temos uma linha de crédito exclusiva para troca de cheques desse tipo, basta apenas eles serem oriundos de uma venda do seu produto ou serviço.

 

 

Que tal conversar com nossos agentes de crédito sem compromisso para entender melhor? Estamos à disposição sempre que precisar!

 

 

Voltar