Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

04/09/2009

Projeto da Credisol aponta melhorias nos microempreendimentos

Os microempreendedores da região de Criciúma estão profissionalizando a gestão dos seus negócios através do projeto “Saúde dos Microempreendimentos”, realizado entre a Unesc e a Credisol, entidade sem fins lucrativos. O programa acaba de divulgar o balanço do segundo grupo de micro empreendedores assistidos pelo projeto, mostrando melhoras significativas em relação ao primeiro grupo. O fluxo de caixa, por exemplo, que não era controlado pelos microempreendedores passou a ser feito por 72% dos atendidos pelo programa e a separação das finanças domésticas com as dos empreendimentos aumentou de 16 para 67%.
 
A própria motivação dos microempreendedores aumentou, passando de 67% no primeiro grupo para 100% no segundo. Os que acreditam no sucesso dos negócios subiram de 80 para 93%. Outros dados mostram avanços nos empreendimentos que sem o acompanhamento do projeto poderiam falir, como o aumento de 39 para 95% de pessoas que vão continuar buscando melhorar os negócios, e de 58 para 67% dos negócios que passaram a ser formais.
 
As comerciantes Teresinha Esteves dos Santos (a direita na foto) e Eliane Cardoso Esteves (a esquerda na foto) acessaram o microcrédito oferecido pela Credisol, que é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), há oito anos para abrir uma loja de variedades no centro de Criciúma e agora são assessoradas pelo projeto. “Os acadêmicos nos ajudaram a administrar nosso negócio com mais profissionalismo, nos mostrando os caminhos certos pra administrarmos as finanças da loja. O projeto nos ajudou também a melhorar o relacionamento com nossos colaboradores, refletindo no bom desempenho do negócio”, apontou Eliane.
Para Teresinha o aprendizado está servindo para crescer cada vez mais. “Nós já compramos uma loja para ser nossa primeira filial e assim como a primeira ela já pagou o empréstimo junto a Credisol. Nossa nova forma de administrar os negócios está trazendo tantos resultados positivos que já estamos pensando em abrir uma segunda filial”, afirma Teresinha.
 
O projeto “Saúde dos Microempreendimentos” é pioneiro no estado de SC e surgiu com a finalidade de levar assistência técnica e capacitação a um segmento formado basicamente por microempreendedores, que buscam no microcrédito uma alternativa de trabalho e renda.
O atendimento é realizado por equipes multidisciplinares formadas por acadêmicos de Ciências Contábeis, Economia e Psicologia, orientados por professores das respectivas áreas. A iniciativa tem como objetivo identificar as dificuldades dos microempreendedores, auxiliando os tomadores de credito e elaborando estratégias conjuntas para transposição dos problemas, visando o sucesso dos empreendimentos. 

Imagem do post Projeto da Credisol aponta melhorias nos microempreendimentos Voltar