05/02/2021
ME TORNEI MEI, E AGORA? COMO PLANEJAR AS PRIMEIRAS AÇÕES
Se tornar MEI é muito simples e rápido, mas após o cadastro no Portal do Empreendedor, é normal parar e pensar sobre quais serão os próximos passos. Afinal, eles serão decisivos para que a empresa funcione bem desde a abertura.
Sabemos que para muitos iniciantes esse momento pode ser um desafio, mas entendemos também que o planejamento do negócio é importante para começar com um direcionamento certo das atividades a serem realizadas.
Pensando nisso, separamos algumas dicas de como planejar as primeiras ações após se tornar MEI, para garantir o sucesso do seu empreendimento. Confira em detalhes na sequência!
Defina os objetivos
A definição do que você quer para o seu negócio é o primeiro passo dessa jornada. Quer aumentar suas vendas? Conquistar o mercado? É preciso entender a realidade que está situado e considerar as projeções do mercado para traçar o que deseja e precisa alcançar com base nessas informações.
Controle as entradas e saídas de dinheiro
Um erro muito cometido por quem acaba de virar MEI é não controlar as entradas e saídas de dinheiro. Ter conhecimento sobre esses números auxilia no entendimento dos gastos e do faturamento da empresa, permitindo planejar investimentos com mais segurança e conter custos excessivos para manter a saúde financeira em dia.
Organize as ações internas e de marketing
Ao contrário do que alguns microempreendedores pensam, as ações internas e de marketing são essenciais para manter os processos e o fluxo de clientes no negócio. Por isso, use as mídias digitais para promover sua marca e não se esqueça de criar uma atuação interna para alinhar as operações, desde a comunicação com o público até o oferecimento dos produtos ou serviços.
Solicite uma linha de crédito para começar corretamente
Abrir uma microempresa também requer investimentos, mas nem sempre temos à disposição esse dinheiro inicial para comprar estoque ou insumos para a produção.
Procure ajuda em uma linha de crédito específica para MEIs, pois as vantagens são ainda melhores. O Juro Zero é um bom exemplo, onde o microempreendedor consegue um empréstimo de até R$ 5 mil para ter um capital de giro e não paga nada além do valor solicitado.
Foque no seu negócio
Pode ser que em uma semana você se sinta desmotivado para fazer a sua empresa acontecer, mas saiba que esses momentos são passageiros. Permaneça focado em atingir os seus objetivos definidos primeiramente e adote hábitos para colocar em prática tudo o que planejou e não acumular atividades.
Esperamos que essas dicas para planejar suas ações após se tornar MEI possa ajudá-lo nessa nova jornada. Coloque-as em prática quanto antes e adapte-as ao seu cenário!
Na Credisol, apoiamos os microempreendedores desde o início do negócio, com orientações e crédito que você precisa para tirar o seu sonho do papel. Converse com um de nossos agentes e saiba como podemos ajudar você!