Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

31/03/2021

ERROS FINANCEIROS PARA NÃO COMETER NA SUA EMPRESA

Será que você comete muitos erros na administração do seu negócio? Algumas atitudes pontuais parecem inofensivas para a saúde financeira, mas podem prejudicar, e muito. Talvez, você só perceba o resultado quando for tarde demais.

Muitas vezes usar o dinheiro do empreendimento para gastos pessoais ou ignorar a manutenção dos processos podem ser decisivos para fechar o caixa no negativo. Além desses, existem outros tipos de erros financeiros que são os grandes vilões para os empreendedores crescerem. Quer saber quais são eles? Confira a seguir!

Não conhecer os custos do negócio

Quando falamos em custos do negócio, estamos nos referindo à forma como você lida com os gastos fixos e variáveis. Se não há o hábito de anotar os ganhos e despesas, mesmo aquelas pequenas, não há como conhecer o seus reais gastos.

Para não cometer esse erro, coloque tudo na ponta do lápis. Uma boa dica é usar uma planilha de controle financeiro para contabilizar tudo e não perder o controle.

 

 

Não planejar os gastos

Assim como não conhecer os seus gastos, não planejá-los traz problemas com o dinheiro da empresa. É preciso sempre ter um custo compatível com sua capacidade financeira, para não assumir novas dívidas sem necessidade ou sem ter como pagá-las.

Crie metas para investir na sua empresa. O ideal é cobrir mensalmente as despesas, usar 30% do valor restante para adquirir novos estoques ou insumos e 20% para comprar equipamentos ou tecnologias que agilizam e facilitam o trabalho, agregando qualidade.

Atrasar pagamentos de contas

Por mais que o faturamento diário ou mensal não cubra todas as contas, não atrase os pagamentos. Além de tornar o seu negócio inadimplente, a cada dia de atraso o valor final aumenta com as taxas de juros altas.

Se for o caso, recorra a uma linha de crédito para obter capital de giro e quitar suas dívidas com pagamento de parcelas com juros menores e que cabem no seu bolso. Hoje em dia já existem empréstimos para micro e pequenos empreendedores, mesmo na informalidade.

 

 

Comprar estoques só porque estão na promoção

Ter um bom estoque, principalmente em períodos de sazonalidade, é muito importante para atender a demanda dos seus clientes. Mas tome cuidado!

Se você adquire muitos itens apenas porque estão na promoção, esse erro pode levar a prejuízos no seu caixa. Isso porque talvez esteja investindo mais do que obtendo retornos, especialmente quando os produtos demoram a ser vendidos.

Ignorar os cuidados com manutenção

Sabe aquela manutenção que você ignora há meses? O problema está aumentando a cada dia e, dependendo da situação, pode estar evoluindo para um mal pior ainda e com custos mais elevados.

É bem mais prático manter os seus equipamentos e insumos em ordem durante os meses do que consertar algo depois. Não ignore os detalhes da sua empresa que precisam de reparo. Se você precisar, o Microcrédito Produtivo da Credisol pode ajudar você a evitar o acúmulo de problemas de manutenção.

Não conhecer os princípios da educação financeira

Quanto tempo do seu dia você dedica para aprender a controlar o dinheiro da sua empresa? Se a resposta é nenhum, reveja isso! Estudar sobre administração e controle financeiro é essencial para crescer sustentavelmente.

Para isso, a Credisol disponibiliza acesso a uma série de materiais para você baixar e fazer toda a diferença na sua gestão. São diversos conteúdos sobre marketing, planejamento, gerenciamento e vendas.

 

 

Achar que pode pegar o dinheiro da empresa

Um dos erros mais comuns entre os empreendedores iniciantes é não separar as contas pessoais e jurídicas. Ou pior, além de usar seu dinheiro, ainda utiliza o que é destinado ao capital de giro da empresa. É preciso ter em mente que o que é seu e o que é do negócio.

Depois de aprender todas essas dicas, já está pronto para começar a evitar esses erros financeiros e, por consequência, não ter problemas com o dinheiro do seu empreendimento? Agora é só colocar em prática!

 

Imagem do post ERROS FINANCEIROS PARA NÃO COMETER NA SUA EMPRESA Voltar