Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

20/02/2013

Credisol aplica mais de 13,5 milhões na geração e manutenção de empregos em 2012

O microcrédito tem sido um dos principais estimuladores na criação e manutenção do emprego e renda no Sul de Santa Catarina. De acordo com os dados apurados pela Instituição de Crédito Solidário – Credisol, mais de 13,5 milhões de reais foram destinados para as pequenas e microempresas em 4,1 mil operações de crédito somente em 2012.

O destaque do ano ficou com o Programa Juro Zero, criado pelo Governo do Estado em parceria com Sebrae, Badesc e Amcred para atender os Microempreendedores Individuais (MEI’s) sem juros nas operações de até três mil reais. “Este programa veio em boa hora para aliviar a carga de encargos dos pequenos empreendedores que necessitam de crédito para estimular sua atividade produtiva”, conta o diretor executivo da Credisol, Júlio Burigo.

Dos 26,2 milhões de reais liberados pelo Juro Zero em Santa Catarina, 2,1 milhões partiram da Credisol atendendo mais de 720 MEI’s na região Sul. As cidades de Criciúma, Araranguá, Içara, Forquilhinha e Timbé do Sul foram as que mais adquiriram recursos para capital de giro, aquisição de maquinários, instalação e outras ferramentas necessárias para realização das atividades produtivas.

Na avaliação de Burigo, a tendência é que as ofertas de crédito cresçam por conta da mudança cultural dos brasileiros. “Uma pesquisa do Data Popular mostrou que o sonho da maioria dos jovens é ser dono do próprio negócio. Isso é positivo, pois estamos falando de um país ainda de maioria jovem e que até pouco tempo poucos se importavam em ter o seu próprio empreendimento”, disse.

De olho neste mercado promissor, a Satc e a Credisol realizaram um convênio para capacitar os empreendedores da região na Escola de Empreendedores. “O objetivo é ensinar os alunos com noções de marketing, recursos humanos, finanças e atendimento ao cliente”, resume o coordenador do curso na Satc, professor Ari Azambuja.

Desde o início das atividades desta Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), em 1999, a Credisol já injetou mais de 87 milhões de reais na economia regional em 28 mil operações de crédito. O microcrédito tomado pelos microempreendedores formais e informais beneficiou mais de 23 mil famílias no Sul do Estado, com a geração de novos postos de trabalho, manutenção dos empregos existentes e beneficio direto ao proprietário do negócio apoiado. Hoje a Credisol é composta por 22 entidades do seu quadro associativo atendendo o público em 12 cidades da Amrec e 15 da Amesc.

 

Filipe Casagrande - Ápice Comunicação

Voltar