30/03/2022
5 RECOMENDAÇÕES ANTES DE ADQUIRIR UM MICROCRÉDITO
Nem sempre uma empresa consegue se manter estável a longo prazo, o que significa que, algumas vezes, é necessário pedir apoio financeiro para resolver problemas pontuais no negócio. E o pequeno empreendedor conta com a opção do microcrédito.
Essa alternativa se diferente da maioria das linhas de crédito, porque oferece um pequeno valor para quem é formalizado, como pessoa jurídica ou Microempreendedores Individuais (MEI), e informalizado.
O uso do dinheiro pode ser destinado para compra de matéria-prima, máquinas, mercadorias, equipamentos, reformas, outros tipos de investimentos e capital de giro. Mas, antes de adquirir um microcrédito, é necessário conhecer algumas recomendações. A seguir, você confere todas!
1- Entenda se é elegível para obtenção
O microcrédito, embora facilite a vida do empreendedor pelas suas condições especiais, não é um recurso disponível a qualquer um. Você precisa saber se está elegível antes de procurar por uma instituição.
Basicamente, é necessário que seu negócio fature anualmente igual ou inferior a R$ 360 mil. Além disso, só poderão se objeto de financiamento os investimentos fixos, compra de equipamentos e capital de giro.
2- Tenha noção se consegue pagar
A inadimplência é um problema recorrente nas instituições financeiras, pois os solicitantes pegam o valor e não sabem como aplicá-lo da maneira correta, dobrando o valor e quitando o empréstimo.
Por isso, antes de recorrer a esse apoio financeiro, tenha um bom planejamento para ter ganhos e conseguir pagar as parcelas do microcrédito. Embora existam parcelamentos flexíveis, eles não adiantarão de nada se você não souber se organizar e fazer o dinheiro render.
3- Analise a sua necessidade
Por mais que seu desejo seja investir no seu negócio ou ainda quitar débitos com juros altos, é preciso avaliar a necessidade antes de adquirir essa opção. Afinal, é preciso ter um bom motivo para não usar seus próprios recursos.
Para isso, você pode contar com o acompanhamento e suporte realizados pelos agentes de créditos. São eles que vão definir as melhores condições de pagamento e se o valor financeiro é compatível com as atividades produtivas e sua capacidade de pagar. Essa análise prévia permite conceder o crédito com mais sabedoria.
4- Procure por uma instituição confiável
Existem empresas e pessoas que emprestam dinheiro de maneira ilegal. Por isso, busque sempre avaliar e encontrar instituições financeiras confiáveis e com nome no mercado para obter seu crédito.
A Credisol, por exemplo, é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que promove o desenvolvimento dos microempreendedores no território nacional. Temos o suporte técnico do SEBRAE para facilitar o acesso ao crédito de pessoas que trabalham por conta própria, mesmo que ainda na informalidade.
5- Avalie as opções de linhas
No mercado existem diversas linhas para serem pesquisadas e avaliadas conforme as melhores condições para o seu caso. Aqui, você encontra o Microcrédito Produtivo, destinado a quem trabalha formal ou informalmente, com possibilidade de até R$ 20 mil e pagamento flexível.
Se você precisa de ajuda nas finanças do seu negócio, essas são as 5 recomendações antes de adquirir um microcrédito. É importante segui-las para não se endividar desnecessariamente ou cair em golpes, encontrando a alternativa que melhor atende aos seus problemas.