Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

24/03/2017

EMPRÉSTIMO PARA INICIAR UMA EMPRESA: VALE A PENA?

Você tem uma ideia na cabeça e ela parece genial para aumentar sua renda e realizar o seu sonho de trabalhar por conta própria. Mas, na hora de colocar em prática, esbarra no valor inicial necessário para começar o negócio e surge a pergunta: pegar ou não pegar empréstimo?

A primeira coisa é entender a diferença entre o empréstimo pessoal e um empréstimo produtivo. Muitas pessoas confundem essas duas oportunidades. Se você procura por um crédito para investir em você ou na sua família, o ideal é procurar pelo empréstimo pessoal, como é o caso do Crédito Social. Mas, se o seu objetivo é investir no seu negócio ou na sua atividade, você deve optar por financiamento ou empréstimo produtivo, que é aquele para investir na sua empresa, melhorando a sua qualidade de vida por meio do seu trabalho.

Ter crédito é importante, mas saber qual a sua real necessidade é essencial. Ao invés de buscar um dinheirão para abrir uma empresa, orienta-se levantar os custos iniciais para conhecer o verdadeiro montante necessário. É prudente, muitas vezes, começar o negócio de forma simples, com o menor custo possível.

Porém, se você julgar realmente necessário um investimento maior, contratar um crédito é, sim, um passo importante para a sua empresa. O que não pode acontecer é se empolgar com o dinheiro “fácil” e não ter o controle de quanto vai precisar. Contar com ajuda orientada, na hora de pegar um empréstimo, pode evitar erros comuns, que acabam deixando você endividado.

Além da orientação, microempreendedores individuais possuem inúmeras vantagens na hora de ter um crédito. As Instituições de Microcrédito foram criadas para facilitar o acesso ao crédito de pessoas que trabalham por conta própria e possuem linhas de crédito com excelentes condições, como o Microcrédito Produtivo e o Juro Zero.

São as opções menos burocráticas para a concessão de financiamento, principalmente, às microempresas e empreendedores que ainda estão na informalidade. Se você já possui uma atividade e é formalizado como Microempreendedor Individual (MEI), o Juro Zero é uma ótima oportunidade e muitas pessoas ainda não conhecem.  Nessa linha, o MEI pode solicitar até R$ 3 mil, o valor é parcelado em oito vezes e, se você pagar até a sétima parcela em dia, a oitava o Governo paga, ou seja, o juro é zero.

Tendo a sua empresa, planejamento e uma boa orientação, você não precisa se preocupar na hora de contratar um crédito. Basta ter os pés no chão para que conheça as suas necessidades e qual o melhor caminho a ser seguido. Assim você conseguirá ter sucesso e ainda recuperar o capital inicial investido.

LEIA TAMBÉM: COMO CONSEGUIR UM EMPRÉSTIMO?

Imagem do post EMPRÉSTIMO PARA INICIAR UMA EMPRESA: VALE A PENA? Voltar