Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

18/05/2017

DÚVIDAS SOBRE GESTÃO FINANCEIRA MAIS COMUNS DO MEI

Um Microempreendedor Individual (MEI) precisa investir em gestão financeira mesmo que conte com um regime tributário diferente de outros empreendedores. Por isso é relevante sanar todas as possíveis dúvidas sobre o assunto, isso garantirá que você tenha um melhor controle das finanças e também para que não haja um desestímulo quanto a isso.

Quando não há controle, acaba-se perdendo oportunidades importantes que permitiriam um maior crescimento do seu negócio. Além disso, o MEI que não mantém uma boa gestão financeira também pode correr sérios riscos de contrair dívidas totalmente desnecessárias e ter problemas relacionados a questões trabalhistas.

Veja por onde começar a gestão financeira do seu negócio

A gestão financeira deve começar antes mesmo que você formalize seu negócio. A formalização deve se dar depois que o MEI fizer uma autoavaliação para identificar seu nível de conhecimento sobre finanças. Depois de formalizado, o indicado é buscar apoio e capacitação – algumas instituições financeiras, como a Credisol, além de acreditarem no microempreendedor, garantem orientação técnica gratuita. Isso fará toda a diferença ao estruturar o seu negócio com sucesso.

Após o estabelecimento da empresa o MEI precisa ter a gestão financeira como uma rotina. Facilita muito manter uma planilha para controlar todas as entradas e saídas - mas é necessário que a mesma seja atualizada diariamente.

Veja como a gestão financeira pode influenciar as obrigações do MEI

Todos os anos, com o prazo para até 31 de maio, o Microempreendedor individual precisa enviar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN) para a Receita Federal. Quando o empreendedor não consegue controlar suas finanças encontra mais dificuldade para cumprir essas e outras obrigações legais. Além da declaração anual é necessário preencher um relatório mensal de suas receitas brutas e essa, acaba sendo uma ferramenta importante para a entrega da DASN.

O Microempreendedor Individual precisa definir um valor para retirada mensal

Mesmo que você mantenha suas finanças em contas separadas é necessário estipular um valor de retirada mensal, um salário. Essa ação permite que o empreendedor consiga fazer o planejamento financeiro da sua empresa. O valor para essa retirada mensal é calculado de acordo com os gastos pessoais, mas o fluxo de caixa do negócio também precisa ser levado em consideração.

Não controlar as finanças do negócio pode gerar prejuízos

Um dos maiores prejuízos que um MEI pode ter caso não cuide das finanças da sua empresa é ter que recorrer aos empréstimos bancários, esses por sua vez cobram taxas altas de juros, podendo complicar ainda mais a saúde financeira do seu negócio.

Se precisar recorrer a um auxílio financeiro externo procure por instituições de crédito produtivo, ou seja, focadas em microempreendedores. A Credisol, por exemplo, é uma Oscip de Microcrédito Produtivo que possui linhas de crédito específicas para quem trabalha por conta própria - mesmo na informalidade. Desta forma você obterá o crédito necessário para investir na sua atividade - de forma simples e com orientação técnica especializada. Tudo isso com menores taxas e melhores condições de pagamento.

Imagem do post DÚVIDAS SOBRE GESTÃO FINANCEIRA MAIS COMUNS DO MEI Voltar