NOVIDADES

VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA O MERCADO PÓS-PANDEMIA?
05/11/2020

VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA O MERCADO PÓS-PANDEMIA?

O ano de 2020 foi bastante desafiador para todos os microempreendedores, independentemente de sua área de atuação. O que ocorre é que alguns foram mais ou menos afetados que outros. Mas uma coisa é certa: todos sentimos os impactos da pandemia e precisamos nos reinventar, de alguma forma, para continuar firmes no mercado.

Talvez uma das maiores lições deste ano tenha sido a de que precisamos estar em constante aperfeiçoamento para acompanhar todas as mudanças. Ou seja, nunca é tarde para aprender e quem não investe no seu desenvolvimento vai ficar para trás em meio a tanta competitividade.

A Credisol sempre foi uma grande parceira dos microempreendedores por oferecer microcrédito solidário, produtivo e orientado. É mais do que disponibilizar o dinheiro, é prestar todo o apoio necessário e se preocupar com a educação empreendedora para garantir o sucesso do pequeno empresário, mesmo quando ele ainda trabalha na informalidade.

Esse é um compromisso da Credisol e, por isso, hoje, vamos destacar a importância do conhecimento para encarar o mercado pós-pandemia.

 

O que vem por aí?

Especialistas afirmam que os modelos de trabalho estarão mais flexíveis (com muitos trabalhando de casa, por exemplo). Além disso, a tecnologia estará cada vez mais presente em todas as profissões, exigindo que as pessoas consigam trabalhar com elas, de maneira ágil e eficiente.

Se você tem um pequeno negócio e não sabe lidar muito bem com informática e outros equipamentos essenciais ao seu trabalho, quem sabe seja a hora de se dedicar a aprender um pouco mais.

Coisas simples, como fazer seu fluxo de caixa, manter sua planilha de clientes atualizada e entender de mídias sociais são muito importantes para o seu negócio.

 

 

Mesmo com tanta tecnologia e novas formas de trabalho, o ser humano sempre será necessário para que tudo funcione. O que acontece é que muitas profissões deixarão de existir para dar espaço a outras, exigindo que os profissionais também se adaptem.

 

Como posso me preparar?

Buscar novos conhecimentos e se aperfeiçoar naquilo que você sabe fazer é nossa recomendação para você continuar sendo um profissional de sucesso.

Nesse sentido, a Credisol está sempre de olho nas tendências e nas principais dificuldades do microempreendedor, para disponibilizar a melhor orientação que ele precisa no momento.

Resultado disso são nossas oficinas de capacitação – que neste ano precisaram ser reformuladas – e os materiais gratuitos que temos para baixar em nosso site.

 

 

Quais as habilidades necessárias?

Muito além das habilidades técnicas, que determinam como fazer as coisas, as habilidades mais exigidas dos profissionais, daqui para frente, estão ligadas a questões comportamentais. Isto é, mesmo que você seja um mecânico e entenda muito bem de carros ou uma confeiteira de mão cheia, precisa melhorar outras habilidades para que você se desenvolva e seu negócio cresça sempre mais.

Conheça algumas dessas habilidades:

- Ter inteligência emocional: essa habilidade está relacionada à sua personalidade e tem a ver com saber lidar com as emoções para não ficar tão estressado, manter o equilíbrio e ter um bom relacionamento com todas as pessoas que fazem parte do seu cotidiano.

- Saber resolver problemas: pessoas que conseguem identificar problemas e pensar em soluções criativas com mais agilidade farão a diferença no mercado de trabalho. 

- Capacidade de se adaptar: como as coisas estão sempre mudando e o que valia ontem já não serve mais, é preciso estar sempre aprendendo, se atualizando e se adaptando às mudanças. Quem consegue passar pelas transformações de forma mais natural não sofre tanto com os impactos das mudanças.

- Ter pensamento crítico: é ser capaz de refletir sobre determinado assunto e dar sua opinião de forma inteligente. Você não pode agir como uma máquina, portanto, seja um questionador e busque sempre por melhorias.

- Saber negociar: mesmo quem não seja da área de vendas, precisa saber negociar para lidar com diversas situações do dia a dia e encontrar as melhores soluções.

- Ter empatia: para finalizar, deixamos essa dica muito importante – tenha empatia. É a habilidade de se colocar no lugar do outro e entender a realidade daquela pessoa para poder criar novos produtos e serviços que atendas as suas necessidades.

Depois de todas essas dicas, podemos concluir que o mais importante é não ficar parado, mas estar sempre em busca do novo e desenvolver aqueles pontos que precisamos melhorar. Você concorda?

Conte sempre com a Credisol para crescer e desenvolver o seu negócio. A gente acredita no microempreendedor!