Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

22/12/2020

Planejamento 2021: Por onde começar?

De repente, já estamos no final de 2020 e você ainda não conseguiu parar para planejar as metas do próximo ano?

Nós sabemos que planejar é uma dificuldade para muitos microempreendedores, mas entendemos também que esta ação é fundamental para você começar o ano com objetivos traçados e muita determinação para alcançar os resultados que deseja.

Por isso, preparamos este material com algumas dicas de como você pode elaborar o seu planejamento e iniciar 2021 com foco total na realização das suas metas.

 

 

Defina os objetivos para o ano novo

Para começar, você já tem claros quais objetivos deseja atingir no ano novo? O que você quer fazer diferente? Por que isso é importante para o seu negócio? Quanto mais clareza você tiver, mais fácil será planejar e colocar em prática suas ações. Avaliar os últimos anos e considerar as projeções do mercado também é válido neste momento.

Estabeleça prazos e metas

Se você tem um objetivo a ser atingido até o final do ano que vem, a dica é colocar metas e prazos mensais, garantindo que, em dezembro de 2021, você consiga alcançar o resultado que planejou. Assim, poderá também avaliar seu desempenho mês a mês, tornando suas metas mais tangíveis.
 


Mantenha o foco

Pode ser que você se sinta desmotivado e desacreditado em certos momentos. Porém, torne esses momentos passageiros e não perca de vista o seu objetivo. Se em alguma semana você não conseguir evoluir na sua meta, sabe que na próxima terá que produzir em dobro para compensar. Portanto, adote hábitos e pensamentos que ajudem você a conquistar seus objetivos.

Busque ajuda quando precisar

Nem sempre você vai conseguir dar conta de tudo – e está tudo bem! O importante é você reconhecer isso e buscar ajuda de quem entende. Por exemplo, se você se ver com dificuldades financeiras, converse com especialistas que podem te ajudar a resolver aquele problema, sem deixar que isso prejudique suas outras metas.

Adapte suas metas

Por vezes, mesmo que tenhamos tudo planejado e alinhado, pode ocorrer um fator externo e exigir que mudemos completamente nossa rota. A pandemia deste ano é um exemplo disso. Quantas coisas você precisou reavaliar e adaptar para continuar seu trabalho e não deixar a peteca cair? Considere que isso pode acontecer ao longo do próximo ano e você terá que ajustar seu planejamento, sem desfocar do objetivo final.

Comemore suas conquistas

Tão importante quanto buscar uma meta é saber comemorar quando ela é alcançada. Celebre a conquista das suas metas todos os meses, pois essa é uma forma de se sentir motivado e continuar firme no seu propósito.

Esperamos que essas dicas tenham sido valiosas pra você e possam ajudá-lo na missão de planejar as ações de 2021.

Imagem do post Planejamento 2021: Por onde começar? Voltar