Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

07/08/2019

DICAS DE COMO CONTROLAR O GIRO DE ESTOQUE

Um dos segredos para que o negócio prospere é saber trabalhar com giro de estoque. Quem trabalha no atacado e varejo não terá sucesso se não souber usar essa ferramenta de gestão. Por isso, separamos dicas muito úteis. Confira!

É preciso ter um indicador para acompanhar o movimento de saída (vendas) dos produtos de um estoque. Esse parâmetro é conhecido como giro de estoque. Por meio dele você consegue saber quantas vezes seu estoque zerou, e quanto tempo levou para isso acontecer.

Então, se deseja sucesso no empreendimento, fazer esse controle do giro de estoque é fundamental. E como fazê-lo? Vejamos.

 

 

Inventário e cadastro dos produtos

É certo que antes de colocar em prática o controle do giro de estoque, é fundamental contar os níveis atuais. Fazer a contagem dos itens no estoque (inventário), na verdade, é sempre necessário.

Criar categorias é outro ponto importante nesse processo. Usar etiquetas e placas de identificação para ir cadastrando as mercadorias no estoque, é outro passo importante.

O ideal é que você adote um software de controle de estoque. Dessa forma, suas informações ficam salvas, e facilmente conseguirá acompanhar a saída e entrada de produtos.

 

 

Entenda como calcular o giro de estoque

Para quem ainda não usar o software de gestão para acompanhar o estoque, é possível usar uma conta simples para entender o movimento desse setor. O cálculo para se chegar a um volume médio de saída dos produtos de seus estoques consiste em:

- Vendas do período

- Estoque médio

Vai ser a divisão desses 2 fatores que indicarão o giro de estoque de sua empresa. Para se chegar a esses valores também não é difícil. No caso das vendas é só isolar o quanto foi vendido. Já em relação ao estoque médio a equação de montará da seguinte forma:

- (EI+EF) /2 – Considere o EI como a quantidade de itens no estoque no início do período. O EF são itens que sobraram ao final dessa mesma escala de tempo (dia, semana, mês, ano).

É só ir treinado, que logo dominará esses números.

 

 

Planeje as compras para o estoque

Depois que você conhece o ritmo de escoamento dos seus produtos, é possível planejar as compras de reposição. Você não vai comprar nada fora do tempo. não ficará com mercadorias presas no estoque.

Planejando suas compras, conseguirá fazer rankings dos produtos que mais circulam, e investir mais recursos neles. Potencializando suas vendas e, claro, aumentando o lucro.

Controlar o giro de estoque é tarefa que exige muita dedicação, mas tem retorno certo. Então, nada de amolecer, e siga ao trabalho! Bons negócios!

 

 

Ou caso precise de um apoio financeiro, você também tem a opção de fazer uma simulação de crédito em nosso site:

 

Imagem do post DICAS DE COMO CONTROLAR O GIRO DE ESTOQUE Voltar