Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

11/01/2019

Aprenda como empreender com coragem

Empreender não é fácil. Entre a ideia inicial e a inauguração de um negócio, há vários obstáculos, que podem tornar o processo de criação longo. 

É necessário ter coragem para empreender, não importa o tipo do negócio. Qualquer obstáculo pode ser encarado como um empecilho para não agir. Já pensou que um futuro brilhante pode escapar de suas mãos por causa de uma desculpa esfarrapada?

Para ajudar empreendedores a tomar coragem e realizar seus sonhos, vamos passar algumas dicas importantes.

A coragem é necessária desde o primeiro momento em que você decide tirar sua ideia do papel e colocá-la em prática. É certo que no empreendedorismo existem aqueles períodos de medo. Mas, quem diz que coragem é ausência de medo? A coragem te faz ultrapassar o limite do medo e chegar a alcançar a sua mais bela visão de negócio.

Entretanto, a coragem para empreender é aquela capacidade que você tem de assumir riscos calculados, ponderados, analisados previamente, avaliando seus prós e contras de forma ética, profissional, séria e criteriosa. Não seja como alguns empreendedores que pensam que por terem coragem podem “saltar de um penhasco sem pára-quedas”. Isso é loucura!

A coragem no empreendedorismo é também você acreditar em si mesmo e encontrar soluções eficientes e adequadas onde outros não encontraram. Essa coragem precisa ser aplicada de modo correto observando cada detalhe, cada passo, cada ponto.

Toda esta cautela ao exercitar sua coragem para empreender faz com que os riscos sejam reduzidos e transforme a atitude corajosa em sucesso. É assim que você deve praticar a coragem:

- Com equilíbrio.
- Com inteligência.
- Com bom-senso.
- Com perseverança.
- Com dinamismo.
- E com foco no resultado.

A coragem no empreendedorismo se resume a correr riscos calculados, o que é diferente de correr perigo. Esta situação ocorre quando você está desinformado. Porém, quando você tem informações é possível tomar decisões complexas assertivas e de risco calculado.

Bom. Então depois de você ter a bela visão de seu negócio e ter criado coragem para atuar no empreendedorismo é chegado o momento de “colocar a mão na massa”! Isto que é o que se chama de proatividade. Esta é a força motriz para você conseguir alcançar o sucesso como empreendedor.

Proatividade não é sinônimo de iniciativa, vez que a iniciativa é um comportamento proativo. Proatividade é sim o comportamento que vem de um estado de prontidão, consciência e atitude que te possibilita prever, reconhecer e assumir a responsabilidade de interferir e fazer as coisas acontecerem no momento correto.

Sendo um empreendedor proativo você pode se antecipar à situações e a todo instante está adquirindo o máximo de conhecimentos, até mesmo inconscientes, o que te permite isso. O empreendedor proativo se destaca de outros, porque tem uma bagagem de informações que possibilitam que determinadas decisões sejam tomadas de forma eficaz e positiva.

No atual contexto de mercado altamente caracterizado pela competitividade você deve atentar para estas duas características básicas para o sucesso de seu negócio ou de sua carreira profissional – coragem e proatividade. Com elas você pode ir além, encantar, surpreender e realmente fazer a diferença.

Portanto, busque aplicar estes dois ingredientes fundamentais para o sucesso (coragem e proatividade) em sua carreira como empreendedor. Aquisição e mudança de novos hábitos, características e comportamentos são processos que consomem tempo e dedicação. Sendo assim, tenha sempre em mente que você precisa construir o seu caminho e convém encontrar formas de estimular tudo isso em você.

Mas é isso: a coragem, o objetivo e o sonho têm o delicioso hábito de serem mais fortes do que os pessimistas, os desdenhosos e os fantasmas. Todo trabalho merece respeito. Todo trabalho é duro. Nenhum vale menos do que os demais. Nem mesmo os que não dão certo, nem mesmo os que dão certo demais.

Claro que se está começando, e tem dificuldades de montar essas estratégicas, pode contratar consultores, ou até mesmo fazer capacitações para se aprimorar. Mas, é fundamental que em algum momento elabore o planejamento estratégico para seu negócio se consolidar.

Descubra algumas dicas que separamos para você que é iniciante, administrar o seu negócio!

Temos para você planilhas e alguns outros blogs, que podem te ajudar muito em suas metas e objetivos:

PLANILHA DE CONTROLE FINANCEIRO: que você pode usar para anotar todos os seus ganhos e contas a pagar para organizar o financeiro.

PLANO DE NEGÓCIO: que pode te ajudar a organizar melhor, todas as suas metas e objetivos.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: o que é e como fazer.

COMO SE TORNAR UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO

A persistência leva ao sucesso

Não verá nenhuma empresa de sucesso que teve no primeiro ano um caixa folgado. O início nunca será fácil, e na verdade, o empreendimento sempre estará envolto a dificuldades e novos desafios do mercado.

Por isso, persistir é verbo que nunca abandona o empreendedor de sucesso. O esforço contínuo é recompensado, e os resultados para quem age assim sempre chegam.

Se precisar de um empurrãozinho para fazer acontecer, faça uma simulação de crédito ou solicite a visita de nossos agentes de crédito que vão até você para tirar suas dúvidas e negociar o crédito:

Imagem do post Aprenda como empreender com coragem Voltar