Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

09/10/2020

9 HABILIDADES QUE TODO MICROEMPREENDEDOR PRECISA DESENVOLVER

Ser um microempreendedor vai muito além de abrir o seu próprio negócio.

Para continuar firme no mercado e crescer cada vez mais, é necessário desenvolver algumas habilidades essenciais.

Geralmente, algumas dessas habilidades são mais presentes e outras precisam ser melhoradas. Isso é normal, já que não nascemos sabendo tudo e vamos aprendendo ao longo da caminhada, com nossos erros e acertos.

O que não podemos fazer é deixar de nos aperfeiçoar ao longo do tempo.

Para ajudá-lo com isso, preparamos uma lista com 9 habilidades que todo microempreendedor precisa desenvolver. Vamos ver?


1 – Aprender a lidar com riscos


Você já deve ter percebido que ser um microempreendedor é lidar com riscos em boa parte do tempo. Por isso, é importante que você conheça bastante da sua atividade e de todos os possíveis riscos que ela envolve. Assim, terá mais segurança para tomar decisões assertivas e manter o foco.


2 – Trabalhar com poucos recursos


Geralmente, o microempreendedor conta com poucos recursos em seu negócio – sejam eles financeiros, materiais ou humanos. Isso exige que ele trabalhe muito, principalmente nos primeiros anos de atividade, até que sua empresa caminhe com mais tranquilidade.

A boa notícia é que a Credisol é parceira e ajuda os microempreendedores no desenvolvimento do seu negócio.

Clique aqui para conhecer nossas linhas de crédito


3 – Administrar seu tempo

Quando se torna dono do seu próprio negócio, seu tempo fica mais curto. Você precisa se preocupar com as vendas, a produção, a gestão, o marketing, as contas... Nesse sentido, é fundamental organizar seus horários para manter a produtividade e dar conta de tudo o que precisa ser feito ao longo do seu dia ou da sua semana, garantindo um bom resultado ao final do mês.


4 – Saber vender e se comunicar

Você já ouviu o ditado “quem não se comunica, se trumbica”? Pois é, de nada adianta você ter um baita produto ou serviço e não saber como apresentá-lo e vendê-lo, portanto, desenvolver sua comunicação e suas habilidades de venda farão uma grande diferença ao seu negócio.

A Credisol tem um e-book gratuito sobra importância de saber vender.

Clique aqui e baixe o seu!


5 – Ter noções de administração e contabilidade

Mesmo que você conte com o apoio de um contador, entender tudo o que envolve a administração e a contabilidade de seu negócio é muito importante.

Afinal de contas, é você quem vive o dia a dia da sua empresa e sofrerá as consequências caso algo não esteja funcionando bem.


6 – Tomar decisões

Sejam pequenas ou grandes decisões, elas precisam ser tomadas com segurança. Para isso, o microempreendedor precisa estar munido de informações sobre o seu negócio, além de entender o cenário, seus clientes e todos os fatores envolvidos.

Um bom planejamento, aliado ao conhecimento de mercado, pode ser decisivo em momentos como esse.


7 – Ser resiliente

Significa se manter firme e forte apesar dos desafios diários, das noites mal dormidas, do trabalho exaustivo ou das dificuldades que surgirem no caminho.

Nossa dica é: mantenha o foco, a determinação e a persistência para chegar ao seu objetivo final.

 

8 – Estar aberto à inovação

Inovar não significa criar algo revolucionário ou investir uma grande quantidade de dinheiro em um novo equipamento. Vai muito além e pode ser uma prática cotidiana, como encontrar uma forma mais eficiente de divulgar seu produto ou aplicando um novo processo que gere economia ao seu negócio.


9 – Se aperfeiçoar 

Estar com seu estabelecimento cheio de clientes ou sem horário na agenda para atender não quer dizer que você é o melhor e já sabe tudo.

Pelo contrário, os empresários de sucesso são aqueles que estão sempre aprendendo e buscando o melhor para se diferenciar da concorrência. Seja humilde sempre!


Depois dessa leitura, já conseguiu identificar quais habilidades você precisa melhorar?

Conte com a Credisol para o seu desenvolvimento e o crescimento do seu negócio.

Imagem do post 9 HABILIDADES QUE TODO MICROEMPREENDEDOR PRECISA DESENVOLVER Voltar