Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

08/09/2022

Abertura de empresa: como começar a sua?

O maior sonho de quase todo brasileiro é a abertura de empresa em seu nome. Prova disso é que o empreendedorismo só cresce no Brasil, principalmente em períodos de altos índices de desemprego, como aconteceu durante a pandemia da Covid-19.

Mesmo com toda essa vontade, alguns empreendedores se sentem perdidos em como começar o próprio negócio. Afinal, não basta apenas abri-lo e esperar que os clientes apareçam para lucrar muito.

Para garantir a sobrevivência no mercado, é preciso conhecer as obrigações fiscais e avaliar pontos fundamentais antes de dar o primeiro passo para realizar o seu sonho. Por isso, separamos o que é necessário saber em relação ao início de uma empresa. Confira!

O que avaliar antes de abrir um negócio?

O planejamento é, sem dúvidas, a prioridade nesse momento. A avaliação de algumas questões em torno da atividade que exercerá precisa ser pesquisada e documentada antes de partir para a execução.

Algumas informações são indispensáveis, como qual é o seu público-alvo e as suas necessidades, se há demanda para o produto ou serviço, quais recursos são necessários para o funcionamento, entre outras.

BAIXAR PLANO DE NEGÓCIOS

Porque ser um empreendedor formal?

Ao abrir um negócio você deve se preocupar em se formalizar. Muitos são os benefícios desfrutados por aqueles que decidem ter um CNPJ. Um deles é a melhora na relação com o público, que se sente mais seguros para negociar.

A não geração de notas fiscais pode trazer desconfiança e ser um fator determinante para a desistência da compra. Afinal, esse documento representa a garantia da realização da compra e pode procurar a empresa caso tenha qualquer problema.

Sem mencionar que ao ser formalizado você pode encontrar preços diferenciados e condições de pagamento especiais, principalmente com os fornecedores e com instituições financeiras para empréstimos.

CONHEÇA O JURO ZERO

Quero formalizar meu negócio. E agora?

Para aqueles que pretendem ganhar até R$ 81 mil por ano, o MEI (Microempreendedor Individual) é a melhor solução. Basta se cadastrar no Portal do Empreender e informar dados como CPF, título de eleitor, CEP residencial, número de telefone ativo e dados sobre as últimas declarações do Imposto de Renda.

No entanto, somente abrir o CNPJ não é o suficiente. Um dos pontos que merecem atenção são as obrigações fiscais. No caso desta modalidade, além de pagar a taxa mensal (DAS), é preciso entregar no início de janeiro de todos os anos a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN - SIMEI).

Não há custos para o MEI nos processos de abertura, alterações e encerramento da empresa, registro na junta comercial e emissão de alvará de funcionamento. No entanto, manter o controle do faturamento é indispensável para manter-se ativo no mercado.

BAIXAR PLANILHA FINANCEIRA

Não há segredos para a abertura de empresa, desde que cumpra com suas obrigações após a formalização, que trará diversos benefícios para seu negócio e para você.

Fale com um agente de crédito se precisar de apoio financeiro para abrir seu próprio negócio.

FALAR COM AGENTE DE CRÉDITO

Voltar